iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 15.07.2021

Devido à pandemia de coronavírus, cada vez mais metodologias e possibilidades no mundo digital se tornaram parte do cotidiano de profissionais da educação. No campo da produção textual, as histórias em quadrinhos podem ser grandes aliadas no processo de aprendizagem, mesclando recursos visuais com textuais e gerando múltiplas possibilidades de atividades educativas.

Pensando em facilitar o acesso de educadores e educandos a mais recursos pedagógicos, nosso parceiro Porvir selecionou sete  ferramentas para desenvolver histórias em quadrinhos. Tem recursos on-line ou para baixar, gratuitos ou com assinaturas acessíveis para professores.

A plataforma permite montar pequenas animações nos quadrinhos, com personagens, cenários e objetos prontos para serem personalizados por professores, alunos e outros usuários.

Oferece opções de contas para escolas e professores, com um espaço privado para reunir alunos, criar quadrinhos em grupos, gravar narrações e até mesmo trabalhar com ferramentas de avaliação. O Pixton permite ainda desenvolver e compartilhar histórias em quadrinhos com diferentes opções de cenários, personagens e expressões.

Com diversos objetos, balões de fala e personagens com diferentes expressões faciais, a plataforma permite a criação de histórias em quadrinhos, coloridas ou em preto e branco,  com até 18 cenas.

O Stripcreator possibilita criar e compartilhar histórias curtas, com até três quadrinhos. No site, o usuário consegue escolher entre diversos personagens e cenários para montar a tirinha e compartilhar a sua criação.

A plataforma permite criar e compartilhar histórias com até três cenas e dois personagens. É possível escolher diversos cenários e figuras para construir variadas narrativas.

Com ferramentas para desenhar digitalmente e criar suas próprias ilustrações, a plataforma Pencil é uma alternativa para criar animações 2D de maneira simples.

Com vários cenários para criação de histórias em quadrinhos, é possível adicionar balões de falas, objetos e personagens, já coloridos ou sem cor para imprimir e colorir a mão. O valor da mensalidade custa seis dólares.

 

Leia mais

6 aplicativos gratuitos para aprimorar a contação de histórias

 

Resumo

Para facilitar o acesso de educadores e educandos a mais recursos pedagógicos, o Porvir selecionou sete ferramentas para criar histórias em quadrinhos
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts