• Publicado em: 16.04.2021

Desde as pinturas rupestres, que narravam a rotina dos povos caçadores-coletores, ao desenvolvimento da linguagem, os seres humanos sempre contaram histórias como forma de guardar suas tradições e sua língua, transmitir conhecimento, crenças, mitos, costumes e valores. Quando a contação de histórias envolve as crianças, além de atividade lúdica, torna-se uma experiência de interação, de estimular a imaginação e até de ajudar os pequenos a organizarem sua fala, através da coerência e da realidade. 

Com efeitos sonoros, cenários e personagens animados, esse momento pode ser ainda mais divertido e interativo. Pensando nisso, nosso parceiro Porvir elaborou uma lista de aplicativos gratuitos de contação de histórias que podem ser utilizados pelos educadores para ajudar a transformar a maneira como os estudantes se conectam com a leitura. 

Aplicativos para contação de histórias!

Crianceiras

A plataforma traz videoclipes, poemas musicados, animações, desenhos e ferramentas para capturar fotos com personagens das obras de Manoel de Barros. O aplicativo vem para ilustrar o que o poeta disse em verso: “O que eu queria era fazer brinquedo com as palavras”. Disponível para iOS.

Inventeca

O aplicativo funciona como uma banca de livros e uma plataforma para estimular a autoria das crianças. A ferramenta permite soltar a imaginação e narrar as próprias histórias, que ficam gravadas e podem ser compartilhadas. Disponível para Android e iOS.

Animal Sounds

Com centenas de sons de animais, o aplicativo oferece imagens e categorias que permitem envolver as crianças em uma jornada imersiva para criar e contar histórias. Disponível para Android e iOS.

Chatterpix Kids

A ferramenta promete fazer qualquer coisa falar, desde desenhos até imagens de animais de estimação ou personagens. As crianças podem tirar fotos e incluir a própria voz para criar uma história. Disponível para Android e iOS.

Novel Effect

O aplicativo traz efeitos sonoros e músicas que podem transformar a contação de histórias em um momento mais dinâmico e divertido. Disponível para Android e iOS.

Google Spotlight Stories

O aplicativo possibilita contar histórias a partir da realidade virtual. Com recursos imersivos em 360º, a criança é transportada para um ambiente virtual que estimula a imaginação. Disponível para Android e iOS, o estudante pode escolher sua história pelo site do Google Spotlight Stories.

Resumo

O Porvir criou esta lista com ferramentas gratuitas que disponibilizam efeitos sonoros, cenários e personagens animados para aprimorar a contação de histórias e estimular o interesse das crianças pela leitura.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts