Pedro Bandeira lança vídeos sobre a leitura durante a infância

Em seu canal no YouTube, o escritor promove conversas sobre como a literatura está presente em cada fase de vida da criança
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 08.04.2021
da Redação

Depois de atuar como jornalista, colaborando com textos infantis para revistas, o autor de livros infantojuvenis Pedro Bandeira foi estudar psicologia do desenvolvimento. Segundo ele, “ao entender as principais características de determinada idade, você percebe que tem aí uma personagem: um garoto introvertido ou um adolescente sonhador, por exemplo”. 

Dessas pesquisas, surgiram histórias bem-sucedidas que marcaram a trajetória de muitos jovens leitores, como “O fantástico mistério de Feiurinha” e a “A droga da obediência”, fazendo dele o autor de literatura juvenil com o maior número de obras vendidas no Brasil.

Esse interesse pelo desenvolvimento infantil levou Pedro Bandeira a produzir em seu canal no YouTube, a cada quinzena, conversas relacionadas às fases da infância e a relação de cada uma com o universo da literatura – da barriga da mãe à formação de um leitor autônomo. Confira a seguir os primeiros vídeos da série “Fases da vida”:

Leia para o bebê na barriga

Este vídeo aborda a descoberta de que os bebês podem começar a desenvolver o gosto pela leitura quando ainda estão no útero materno. Por isso, é possível ler histórias para a sua criança antes do nascimento, quando ela já tem a capacidade de ouvir, de sentir e de registrar na memória as sensações daquilo que vem do exterior.

Recém-nascido e leitor: o bebê também lê

Este vídeo destaca a importância do hábito da leitura logo no começo da vida, com dicas para pais e educadores sobre o quê, como e quando ler para uma criança recém-nascida. Ler para crianças com idade de até um ano e seis meses estimula o cérebro a processar histórias, reconhecer e gravar palavras, aumentando a possibilidade de formar um leitor no futuro. É no começo da vida que o som das palavras e o ritmo da língua começam a ser absorvidos na memória, dando início ao estoque do universo vocabular.

Bebê de até três anos: pré-leitor

Nessa fase da vida do bebê – de dezoito meses a três anos de idade – é muito importante insistir na repetição de palavras para enriquecer o universo vocabular do pequeno – mesmo que ele não entenda muita coisa! Nessa fase, a criança começa a gravar e falar palavras, sons e expressões. Por isso, o adulto responsável deve repetir ao máximo versos e rimas nas leituras para os pequenos pré-leitores. A reprodução das mesmas palavras – somada às imagens dos objetos e personagens nos livros – estimula os cinco sentidos do bebê, como se fossem cinco memórias. Daí a importância de sons de animais, por exemplo. 

Ler na segunda infância: 3 a 6 anos

Aqui, o escritor Pedro Bandeira fala sobre a importância dos livros na fase em que a criança começa a desenvolver a leitura. Neste período, de pré-escola inclusive, é esperado da criança que ela conheça a própria língua, fale frases curtas e completas, com clareza e facilidade – daí a relevância de leituras com universo vocabular rico e variado. Neste vídeo, há dicas de como, o quê e quando ler para um pequeno que está descobrindo o prazer da leitura.

Acompanhe todos os vídeos, quinzenalmente, no canal oficial de Pedro Bandeira no YouTube.

Resumo

Em série de vídeos, o escritor Pedro Bandeira comenta como a literatura pode estar presente na vida da criança, desde a barriga da mãe até a formação de um leitor autônomo.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts