Nesta Páscoa, compre das mães: economia consciente e criativa

Negócios movidos por mães empreendedoras trazem diversas opções para a Páscoa e ainda são uma forma de apoiar as mulheres e a economia local

Da redação Publicado em 22.03.2018 Atualizado em 11.08.2022
Compre das mães: mãe e filha personalizam ovos de páscoa coloridos
OUVIR

Resumo

Com doces, artesanatos, brinquedos educativos e bolos personalizados, esta lista de negócios criados por mães empreendedoras traz diferentes opções para a Páscoa, além de incentivar o empreendedorismo feminino e as produtoras locais.

O Brasil está entre os dez países com maior número de mulheres empreendedoras: dados do Sebrae de 2019 mostram que existem 7,9 milhões de mulheres donas do próprio negócio e, das 955 mil novas empresas registradas, 51,5% foram abertas por mulheres. Esse número pode ser ainda maior na pandemia, com as mães que perderam seus empregos e tiveram que dar um jeito para conseguir sustentar a casa e os filhos. Daí a importância de movimentarmos a economia local e apoiarmos as pequenos produtoras. Por isso, nesta Páscoa, queremos fazer um  convite para você: ao invés de financiar grandes marcas (muitas, inclusive, fazem publicidade infantil indevida), que tal unirmos forças para que a gente compre das mães?

Convidamos a Maternativa, uma rede com o propósito de transformar a relação entre mães e mercado de trabalho, para nos ajudar a fazer uma curadoria de produtos que valem a pena conhecer.

Compre das mães!

BêBrinquê

A proposta da BeBrinquê, natural de Jaraguá do Sul (SC), é oferecer brinquedos artesanais em madeira, com design exclusivo, e inspirados na pedagogia Montessori e Waldorf. Fundada em 2016, a empresa foi criada pelo casal Ana Paula Soares e Marcelo, quando a filha, Beatriz, tinha 1 ano e 5 meses. A ideia era dar à pequena uma torre de aprendizagem (torre de madeira que permite à criança chegar, com segurança, a superfícies da cozinha e realizar tarefas de vida prática), baseada no método Montessori. Na dificuldade de encontrar a torre e outros brinquedos de madeira no Brasil, Ana e Marcelo desenharam o projeto. Pais e mães amigos do casal se interessaram pela torre e outros brinquedos desenvolvidos pela dupla, que viu a possibilidade de um mercado pouco explorado no país: aquele que oferece brinquedos criativos, educativos, decorativos e sustentáveis – fugindo da concepção dos brinquedos de plástico. Como a própria página da empresa diz, “cada brinquedo é confeccionado com muito amor e afeto, como se fosse para a nossa Beatriz, a Bê!”. Há opções lindas para a Páscoa e entregas para todo o Brasil.

SiteFacebook | Instagram

Chermoula Cultura Culinária

Aline Chermoula é chefe de cozinha e mamãe de Pedro Aganjú, 4, e Maria Luiza Aimeè, 3. Com a Chermoula Cultura Culinária, Aline resgata a ancestralidade através da alimentação afrodiaspórica, além de organizar eventos e desenvolver produtos.

Site | Instagram

Bololândia

Para quem está  cansado dos mesmo sabores, a Bololândia faz bolos deliciosos e dos doces personalizados, com preferência a ingredientes regionais e orgânicos. Você pode escolher o sabor, a forma e cada detalhe. Realiza entrega em São Paulo (SP).

Facebook | Instagram

La Patysserie

Formada em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing, Patrícia Chierichetti teve que buscar um novo rumo profissional com o nascimento dos filhos. “Resolvi fazer uma das coisas que gosto para poder acompanhar de perto a infância deles”, explica. Ela criou então o La Patysserie, em São Paulo, oferecendo doces e bolos lindos, de todos os tipos e sabores.

Site | Facebook | Instagram

Sukari Confeitaria

Há mais de 16 anos no ramo da confeitaria, Rosi é quem está por trás da Sukari, um ateliê de doces diretamente da zona norte de São Paulo. Com o auxílio da filha nesta empreitada, Rosi confirma que a energia de “levar afeto, amor e doçura para as pessoas” é o que a move todos os dias.

Site | Instagram

Doçuras da Ju

Artesã e mamãe, Juliana está localizada na zona oeste de São Paulo. Com anos de experiência na produção de docinhos para aniversários, o “Doçuras da Ju” tem um cardápio cheio de delícias de chocolate prontas para adoçar a vida de quem quiser.

Instagram

No Vaca Cookies

Nascida em Minas Gerais e atualmente morando em São Paulo, Keila Brandão cozinha cookies deliciosos sem ingredientes de origem animal. Mamãe da Anelis, é por conta dela que transformou o hobby em profissão.

Instagram

Juliana Ferreira Brigadeiros

Juliana é de Campinas (SP), mamãe da Marina e do Matheus. Formada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, foi nos brigadeiros que viu uma chance de conciliar maternidade e vida profissional de maneira que fizesse sentido. Todas as formulações do cardápio utilizam chocolate belga Callebaut.

Instagram

Caixa de Luz Foto

Lugar de foto é no papel (ou no potinho!) É nessa premissa que Luiza Melo oferece lembranças artesanais envolvendo fotografias, com muito amor e carinho. Mamãe e fotógrafa, Luiza acredita que a fotografia impressa é um “poderoso instrumento de conexão com a nossa própria história.”

Site | Instagram

Ateliê da Vivi

O Ateliê da Vivi, em Botucatu (SP), pode ser definido como aquele tipo de empreendedorismo materno, feito com muita cor e amor. A partir de crafts em feltro e feltragem, a Vivi cria diversos personagens, de coelhinhos da páscoa a duendes e fadas-madrinhas. As crianças adoram!

Instagram

Nectare Vegano

Com um pé na Bahia e o outro em São Paulo, Ana Beatriz mora no Butantã, zona oeste de São Paulo (SP), e é mãe do Raul. É comunicadora por formação, mas viu na cozinha vegana uma forma de motivar boas sensações às pessoas e trabalhar com o o que acredita.

Instagram

Lavanda Craft

Esta loja é especialista em crochê, amigurumis e tricotin para decoração. Para a Páscoa, tem lindos coelhinhos de crochê à venda. Priscila Rodrigues resolveu apostar no empreendedorismo materno e faz todas as peças à mão, uma a uma, com muito amor, carinho e dedicação. Envia encomendas para todo o país, e ainda oferece frete grátis para alguns estados.

Shopee | Elo7 | Instagram

Flor de Gente

É por um brincar livre que a Flor de Gente existe, oferecendo brinquedos artesanais em feltro feitos com muito amor. Julia é mãe solo do Matteo e da Rafa, e foi por meio de brinquedos sensoriais que ela confirma: o brincar é coisa séria!

Loja no Elo7 | Instagram

 

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS