Livro infantil ‘Não me toca, seu boboca’ ganha versão em jogo

A fim de combater o abuso sexual infantil, jogo ‘Não me toca, seu boboca’ ensina as crianças a diferenciarem assédio de carinho
Visão Mundial Brasil/Arte Lunetas
  • Publicado em: 03.08.2021
da Redação

Qual a melhor forma de ensinar as crianças a diferenciar assédio e carinho? Inspirado no livro homônimo de Andrea Taubman, o jogo pedagógico “Não me toca, seu boboca” aborda a temática do enfrentamento ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O jogo segue a linha narrativa do livro, contando a história da coelha Ritoca, que percebe que seu novo vizinho não respeita seus direitos e seu corpo apesar de parecer bonzinho. A duração de cada jogada é em média de 25 minutos, indicado para crianças a partir de 5 anos, podendo participar de 1 a 6 jogadores.

Lançado pela ONG Visão Mundial, o jogo conta com a parceria de Daniel Martins, da D+1 Design e Jogos, e da Editora Aletria, responsável pelo lançamento do livro físico. Para Ruth Lima, gerente da Visão Mundial, “é importante falar na linguagem da criança, ensinando ela a se comunicar quando acontecer algum abuso”. Em 2020, mais de 95 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas no país, número superior ao que foi contabilizado pelo Disque 100 em 2019 (86.800). Considerando um contexto de pandemia de covid-19 onde crianças passaram a conviver mais tempo com abusadores, dificultando a denúncia e possibilidade de identificação da violência sofrida, Ruth reforça que “assim como o livro, o jogo fala a língua da criança e abre portas que podem não ser abertas em uma conversa formal”.

“Não me toca, seu boboca” faz parte do Kit Contra o Abuso Sexual, um dos materiais desenvolvidos pela Visão Mundial, voltado ao compromisso de proteção da infância e das famílias em situação de vulnerabilidade. O jogo também acompanha um guia para apoiar educadores com sugestões de atividades adicionais que potencializam o processo de aprendizagem a partir da lógica do tema contida no jogo.

Leia mais:

O combate de violências à infância começa com a educação sexual

 

Resumo

Para auxiliar no entendimento infantil sobre o que é assédio e o que é carinho, livro ‘Não me toca, seu boboca’ ganha versão em jogo
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail