8 livros infantis para crianças que amam o espaço

Para os espíritos aventureiros e desbravadores, um convite para explorar histórias em outros planetas e desvendar os mistérios do Universo
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 22.01.2021
da Redação

A curiosidade infantil para conhecer histórias extraterrestres ou mesmo se encantar com narrativas sobre o céu e as estrelas tem espaço nesta lista repleta de aventuras preparada pelo Lunetas.

Nesta seleção, tem livros sobre o espaço narrando expedições a Marte, mitos sobre as fases da Lua, orientações para construir um astrolábio, um calendário para observação dos planetas, informações sobre a teoria dos buracos negros e até uma menina que ama tanto o céu que o engole todinho com lua e estrelas.

Vem saber mais sobre o espaço e seus mistérios

“Vida em Marte”, Jon Agee (Pequena Zahar) Uma fábula sobre aquilo que deixamos de ver quando não estamos verdadeiramente presentes naquilo que fazemos. Na trama, a verdade calculada de um cientista se opõe à imprevisibilidade da vida. Com a missão de encontrar vida em Marte, o jovem astronauta, determinado a completar sua tarefa o mais rápido possível, desembarca levando consigo um pacote de cupcakes de presente ao habitante local como sinal de amizade. Distraído com seus próprios pensamentos, deixa de perceber os detalhes do mundo ao redor, sem se dar conta de que está cercado pelo marciano que tanto procurava. Depois de caminhar por quilômetros de rochas e poeira, ele chega à conclusão de que o planeta vermelho é quase estéril; a única vida é uma flor que vê brotar. Decidido a levá-la de volta à Terra, já a caminho de casa em sua nave, ele percebe que alguém comeu todos os cupcakes!
“Rita e o manual para ser astronauta”, Vinicius Campos e Lila Cruz (Melhoramentos) “Neste ano que está começando quero que minha vida mude completamente”. Este foi o pedido de Rita, uma garota cheia de imaginação. Ela sonha em rever sua mãe, pois as lembranças dela estão se apagando, e em ser astronauta, porque a vida aqui embaixo é chata demais. Entre a realidade no abrigo onde vive e a fantasia de uma vida junto de seres intergalácticos, ela escreve seu manual com testes e descobertas sobre o espaço sideral. Com o amigo TiDx10, vindo de um planeta chamado Círculox212, embarca numa importante missão, que envolve muitos riscos e coloca amizades à prova. Um livro sobre diversidade e gênero (ou a ausência dele), inspirado na história dos três filhos do autor, irmãos biológicos que foram adotados. O mais novo queria ser astronauta.
“A menina que engoliu um céu estrelado”, Gael Rodrigues e Renato Alarcão (Cepe Editora) Jurema ama ficar deitada na grama à noite, admirando o céu estrelado. Até o dia que, sem perceber, o engole com lua, estrelas e tudo. Enfim, o céu estrelado é dela. Mas o mundo irá suportar um sol escaldante o dia inteiro em terras nordestinas? Para tentar reverter a situação, a menina e seu melhor amigo, o bode Damião, saem rumo à Capital em busca de ajuda. No caminho, enquanto tenta esconder o seu segredo – é preciso não abrir demais a boca – encontrarão personagens bastante inusitados. Em comum, o fato de terem sido enganados por um homem que lhes exigiu algo em troca da realização de um grande desejo…
“Estrelas e planetas”, Pierre Winters e Margot Senden (Brinque-Book) Por que existe o dia e a noite? Por que o formato da Lua muda? O Sol é uma estrela? Que planetas existem? Além de responder a essas e outras dúvidas que os pequenos sempre fazem sobre os objetos do céu, o livro é um convite à aprendizagem, com ilustrações informativas e texto divertido sobre o sistema solar – as constelações, o sol, os planetas rochosos e gasosos, a lua e as estrelas e, claro, nossa Terra. As páginas se abrem em abas e, ao lado dos textos, destaques informam curiosidades do tipo “você sabia que…”.
“O nascimento da Lua”, Coby Hol (Brinque-Book) Muito tempo atrás, as noites eram negras e os animais tinham medo da escuridão. Então, três patinhos foram pedir ao Sol que lhes desse uma luz para iluminar a noite. O Sol lhes mandou a Lua, mas logo os patinhos voltaram para pedir uma luz mais forte. Então, o Sol fez a Lua ir crescendo e se tornar redonda e cheia. Mas os patinhos se acostumaram com a luz da Lua e nem se lembravam mais de agradecer ao Sol que, desapontado, deixou a Lua ir minguando até a noite escurecer novamente. É assim que o livro apresenta às crianças as fases da lua de forma poética e mítica.
“O meu primeiro livro de astronomia”, Jamie Jobb e Linda Bennett (Gradiva Júnior) Aqui será possível descobrir as maravilhas do céu noturno e aprender como se orientar pelas estrelas, mesmo perdido no meio do mar. Afinal, sempre se pode avistar a luz das estrelas ao olhar em qualquer direção do espaço. Também será possível desvendar outros mistérios e curiosidades sobre as constelações do zodíaco, a Lua, os planetas do sistema solar e os corpos celestes que podem ser observados à noite. Por fim, imagina construir com objetos bem simples um astrolábio, um relógio de sol e outros instrumentos que ajudaram os povos antigos?
“Céu noturno”, Michael Driscoll e Meredith Hamilton (Panda Books) Além de revelar mistérios sobre o nascimento e a morte das estrelas, o deslocamento dos planetas e a composição da Via Láctea, as fases da Lua, as constelações, as missões espaciais e os grandes cientistas da história, o livro traz um glossário com explicação de termos técnicos, curiosidades sobre a origem dos nomes dos planetas, linha do tempo das descobertas espaciais e um calendário para observação dos planetas, eclipses e cometas. Um projeto multidisciplinar que pode ser abordado em sala de aula pelo professor de Ciências (conceitos de rotação e translação, composição química dos planetas, as fases da lua e as eclipses), pelo professor de Geografia (diferentes visões do céu pelo Hemisfério Norte e Hemisfério Sul e a composição do solo dos planetas), e até pelos professores de História e Filosofia (mitologia grega, que deu origem aos nomes das constelações).
“George e o segredo do Universo”, Stephen e Lucy Hawking (Ediouro) Stephen Hawking, um dos maiores cientistas do mundo, junto de sua filha, a jornalista e escritora Lucy Hawking, explicam neste livro conceitos de física e astrofísica para crianças a partir das aventuras da dupla George e Annie. Os pais de George não o deixam ter acesso à tecnologia, mas, embarcando com a amiga Annie e com a ajuda de um supercomputador, ele fará uma viagem pelo espaço sideral. Você também poderá aprender com as explicações científicas sobre o universo e os planetas, além de acessar as revolucionárias ideias de Hawking sobre o universo, incluindo suas recentes descobertas sobre os buracos negros.

* As descrições sobre cada livro foram elaboradas a partir de material disponibilizado pelas próprias editoras.

Leia mais

Astronomia divertida: 10 brincadeiras para quem ama o espaço

Resumo

Uma seleção de livros que exploram o tema de astros e planetas para crianças curiosas apaixonadas pelo espaço.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts