Faça você mesmo: 4 instrumentos musicais caseiros

Aprenda a fazer instrumentos musicais com materiais que você tem em casa
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 23.10.2020
da Redação

Você sabia que a música é uma das maiores aliadas na criação de autonomia corporal na primeira infância? Seja mexendo, descobrindo, engatinhando ou andando, o potencial lúdico musical é capaz de tornar atividades corriqueiras para os pequenos ainda melhores. Mas não é só nos primeiros meses e anos de vida que a música se faz presente: quando aliada ao brincar, as possibilidades são infinitas. Que tal juntar os dois e começar a produzir instrumentos musicais com coisas que já temos em casa?

Tambor com bexiga

Coloque um punhado de grãos na lata vazia, corte uma bexiga e tampe a lata com o pedaço de bexiga cortado, prendendo bem com fita adesiva ou elásticos. A decoração fica do jeito que a imaginação mandar, com fitas adesivas coloridas, tintas e afins. Com variados tipos de grãos (milho, feijão, arroz, sementes, entre outros), é possível criar um ou mais tamborzinhos com sonoridades diferentes. As baquetas podem ser colheres de pau ou gravetos – sem esquecer de retirar pontas afiadas, caso as tenham.

Chocalho com papel

Em uma bobina de papel toalha, papel higiênico ou em um papelão fino enrolado, coloque um punhado de grãos e feche as extremidades com fita adesiva. A decoração pode ser feita com fitas coloridas, canetinhas, giz de cera ou lápis de cor. Verifique se está bem vedado e é só começar a chacoalhar!

Meu primeiro instrumento: aprenda a fazer um chocalho de papel

Violão de Caixa

Com uma caixa de papelão e elásticos de escritório é possível tirar um som incrível! A maneira mais simples de fazer é colocar os elásticos ao redor da caixa. Dá para exercitar a criatividade e tornar seu violão ainda mais característico ao utilizar uma bobina de papelão rígida, fitas adesivas coloridas e tintas.

Xilofone d’Água

O xilofone é bem simples: basta encher copos de acrílico com medidas variadas de água – os copos de vidro não são indicados por segurança das crianças. Quanto mais cheio, mais agudo será o som. Para tornar o visual mais interessante, é possível utilizar corante alimentício de cores diversas em cada copo.

Música e cores: aprenda a fazer um xilofone à base de água

 

Leia mais

Quatro educadores contam suas experiências com educação musical

Resumo

Com materiais que já temos em casa, é possível criar instrumentos musicais diversos para as crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail