‘No passinho do bebê’: música para mexer o corpinho dos pequenos

Com auxílio do neuropediatra Mauro Muszkat, canção do grupo Tiquequê estimula o desenvolvimento motor das crianças
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 04.09.2020
da Redação

Você sabia que os primeiros mil dias de vida da criança (gestação até os dois anos) são os mais importantes para o desenvolvimento físico e mental dos pequenos? Nesse período, a criança é mais suscetível a estímulos externos, fazendo com que o desenvolvimento motor nesta fase da vida ocorra rapidamente. Ao engatinhar, por exemplo, o bebê fortalece ligamentos e desenvolve grupos musculares para depois começar a andar. É importante respeitar as fases do bebê cada criança é única e não existe uma receita de bolo que dê como resultado os primeiros passos , mas é possível contribuir para o desenvolvimento ao inserir os pequenos em ambientes cheios de estímulos motores, sensoriais e musicais.

“Eu gosto de sair por aí, apoio meus joelhos no chão, vou engatinhando assim, mexendo o bumbum, pé e a mão” – Tiquequê

Para incentivar o caminhar e o balançar em uma fase tão importante na criação da autonomia corporal, o Tiquequê, grupo voltado à produção musical para as infâncias, lançou a música “No passinho do bebê”. A canção foi composta com o apoio do neuropediatra Mauro Muszkat, que afirma que “quanto mais liberdade de movimento o bebê tiver, mais rico será o padrão de seu desenvolvimento.”

Aliando neurociência e música, estimular os bebês a se movimentar é a premissa principal de “No passinho do bebê”. Diana Tatit, vocalista do Tiquequê, reforça que “as coisas que o grupo já fazia intuitivamente foram confirmadas pelo neuropediatra”, como trazer a percussão corporal presente em todo o repertório de canções do grupo. 

“Me equilibro e fico de pé, atenção pro primeiro passo, vou no passinho do bebê pra chegar até o seu abraço”

O resultado dessa mistura você pode conferir no player abaixo e nas redes sociais do Tiquequê.


Leia mais

Andar com quatro apoios: por que engatinhar é importante?

Resumo

Em parceria com o neuropediatra Mauro Muszkat, o grupo Tiquequê lança a canção “No passinho do bebê”, para estimular a movimentação dos bebês em fase de engatinhar e levantar.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail