Filme ‘Brincar em Casa’ mostra o brincar livre durante a pandemia

Uma série de lives movimenta o lançamento do filme com os principais achados da pesquisa do Território do Brincar sobre brincadeiras no isolamento domiciliar

Da redação Publicado em 22.03.2021
Cena do filme Brincar em Casa em que uma mão de criança uso um rolo de papel como túnel pro seu carrinho de brinquedo
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Resumo

Resultado de uma pesquisa com 55 famílias durante a pandemia, o filme “Brincar em Casa” revela as potencialidades do brincar explorando cômodos da casa. Acompanhe também uma série de lives sobre os achados dessa investigação.

A vida lá fora foi reduzida a uma janela e os ambientes da casa foram os únicos espaços possíveis para o brincar no último ano. No entanto, esse também foi um período oportuno para novas descobertas. Dentro de casa, um brincar espontâneo favoreceu explorações, investigações, expansão e experiências em diferentes cômodos. 

A partir destas observações, o Território do Brincar, projeto de pesquisa do Instituto Alana, lança hoje (22/3), o média-metragem “Brincar em Casa”, de Renata Meirelles e David Reeks, que está disponível gratuitamente no Videocamp, na seção “Assista Agora“.

Além de relatos de famílias de diversos contextos e países sobre como as crianças brincam e das reflexões realizadas pelos pesquisadores, visando encontrar sincronicidades (ritmos, rotinas e interesses), recorrências de gestos, ações e aspectos singulares que evidenciam a resiliência e a espontaneidade do brincar dentro de casa durante a pandemia, o filme traz uma cena vivida entre a diretora e seu filho, mostrando a cumplicidade que criaram para conseguir atravessar tempos de tantas incertezas. 

Lives sobre “Brincar em Casa”

Para apresentar a nova produção, diretores e pesquisadores do Território do Brincar participam de três lives no canal do YouTube do Instituto Alana.

  • 31/3, quarta-feira, às 19h30 – “Escutas para o brincar livre: do campo ao isolamento”. Com participação dos diretores David Reeks e Renata Meirelles, e coordenadores do Território do Brincar. Os convidados comentarão o processo da pesquisa Brincar em Casa e as produções do filme e da série de podcast.
  • 6/4, terça-feira, às 15h30 – “A cidade virou casa: espaços, tempos e relações do brincar”. O encontro abordará como foi adaptar o processo de pesquisa do brincar nas cidades para o brincar em casa. Com participação de Gabriel Limaverde, educador e pesquisador das infâncias; Lia Mattos, documentarista, produtora cultural, antropóloga e arte-educadora e Soraia Chung Saura, professora na Escola de Educação Física e Esporte e da Faculdade de Educação, ambas da Universidade de São Paulo (USP).
  • 14/4, quarta-feira, às 19h30 – “Brincar na pandemia: a força do espontâneo”. Com participação de Elisa Hornett, educadora e pesquisadora da infância; Sandra Eckschmidt, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Reinaldo Nascimento, terapeuta social, educador físico e psicopedagogo. Os convidados mostrarão como foi adentrar a espontaneidade das crianças, a partir das conversas com as famílias em isolamento social, e o que o fenômeno do brincar espontâneo nos diz para além de uma pandemia.

A partir da pesquisa, também foi lançado um podcast, resultado das escutas on-line realizadas com as mesmas famílias que participaram do filme. Ao todo, foram entrevistadas 55 famílias – sendo 25 delas na cidade de São Paulo, 11 em outras cidades brasileiras e 18 em outros países, como África do Sul, Estados Unidos, Peru, Malawi, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Itália, Argentina, Índia, Moçambique, Bélgica e México.

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