Podcast investiga o brincar das crianças em casa

Na série “Brincar em casa”, famílias revelam como cada cômodo é explorado pelas crianças a partir da perspectiva do brincar
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 27.01.2021
da Redação

A série de sete episódios do podcast Brincar em Casa se dedica a conhecer as experiências do brincar de crianças em casa durante o período de isolamento provocado pela pandemia do coronavírus. Ao explorar cada espaço a partir da perspectiva do brincar – o quarto, a sala, a cozinha, o quintal – as crianças podem revelar saberes, potências e dificuldades.

“Antes a casa era apenas um teto para dormir, a rotina das crianças era muito mais fora da casa que dentro” – Renata Meirelles

Com pesquisa do programa Território do Brincar, do Instituto Alana, o projeto promoveu uma escuta on-line com famílias que vivem em diversos contextos e territórios, para entender como se deu a convivência das crianças em cada cômodo e o que isso nos conta sobre o brincar em casa. O questionário abordou pontos como o ritmo das crianças em casa, suas expressões e os gestos espontâneos típicos da infância.

Ao todo foram entrevistadas 55 famílias, sendo 25 delas na cidade de São Paulo, 11 em outras cidades brasileiras e 18 que vivem em outros países (África do Sul, Estados Unidos, Peru, Malawi, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Itália, Argentina, Índia, Moçambique, Bélgica e México). 

Além disso, buscou-se compreender, a partir do contexto de cada criança e de seus interesses particulares, o que havia de espontâneo no brincar entre quatro paredes e os sentimentos de angústias, descobertas, cumplicidades, transformações, intimidades e ajustes de ritmos. 

Os depoimentos diversos complementam a história com uma narrativa lúdica e acessível, e ainda nos traz o importante registro da rotina dentro de casa, conversas ou canções compartilhadas entre pais e filhos, por exemplo.

Lançado nesta terça-feira (26/1), durante a programação do evento No Chão da Escola, o podcast surgiu de uma pesquisa sobre o brincar das crianças na cidade de São Paulo. Com a pandemia, a pesquisa foi redirecionada e o olhar se voltou para dentro das casas. Ouça mais sobre esse processo aqui. Para conhecer a série, tem trailer em áudio para você ouvir:

A partir desse material, além do podcast, também foi produzido o filme “Brincar em Casa”, que deve ser lançado em breve.

Conheça um pouquinho mais sobre cada episódio-cômodo:

  • A pesquisa
    Aqui são descritas as etapas realizadas pelo grupo de pesquisadores do Território do Brincar para o desenvolvimento desse projeto.
  • A casa
    Famílias contam como as casas viraram um lar durante a pandemia, ainda que carregadas de conflitos e desafios, e como as brincadeiras se ajustaram no decorrer desse tempo.
  • A sala
    As salas são do coletivo, a “praça” da casa. Palco de expressões que variam do caos à passividade, do observar a ser observado. Brincar no ambiente social da casa trouxe descobertas e desafios importantes.
  • A cozinha
    Relatos mostram como as cozinhas acolheram aspectos essenciais da educação das crianças, o que envolve aprender com as mãos fazendo junto, a autonomia infantil, os ritmos cotidianos e as refeições em família que já não eram mais comuns na rotina.
  • O quarto
    Ao entrarmos no quarto, nos separamos do resto da casa. Ambiente onde se recolhe em solidão e onde se dão histórias ou brincadeiras íntimas. Aspectos vividos por muitas crianças, mesmo que o dormir seja em cômodos compartilhados.
  • Janelas e telas
    Relatos de como o olhar e o se comunicar com o mundo lá fora, durante a pandemia, aconteceu pelas janelas reais ou as virtuais. Como adultos e crianças lidaram com essas questões?
  • O quintal
    O quintal, ou qualquer espaço externo, como sinônimo de brincar, investigar, explorar, expandir e se testar é tema desse episódio. Como foi para as crianças poderem usufruir ou não desses ambientes, durante o isolamento social?

Leia mais

Brincar em casa: sugestões simples de como explorar cada cômodo

Resumo

Podcast “Brincar em casa” é uma investigação a partir da perspectiva do brincar sobre como as crianças exploram os diferentes cômodos da casa.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts