Carregando...

Conheça espaços para dividir experiências de paternidade em SP

Essa lista poderia ser maior? Poderia! Homens, que tal se reunirem para criar encontros sobre paternidade na sua cidade?
Experiências de paternidade iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 06.08.2019
da Redação

“Um filho é o primeiro grande compromisso com a eternidade”. Quem disse essa frase foi nosso colunista, o terapeuta familiar Alexandre Coimbra Amaral. A paternidade pode ser vivenciada de muitas maneiras, e não há uma mais certa que a outra, desde que um denominador comum exista: a presença ativa e amorosa.

Neste mês dos pais, o Lunetas reforça um assunto de que falamos o ano inteiro, a paternidade como aproximação de afeto e segurança emocional, não só para a criança, mas também para toda a família.

Por isso, para incentivar que os pais deem vazão aos sentimentos tantas vezes difíceis e amedrontadores da experiência da paternidade, preparamos uma lista de espaços em São Paulo que oferecem rodas de conversa e encontros regulares sobre todo esse universo.

*Esta lista é colaborativa. Para ela crescer, precisamos de você que nos lê. O que rola de bacana na sua cidade ou região para discutir paternidades? Entre em contato com a gente pelo Facebook ou pelo e-mail contato@lunetas.com.br

A cada quinze dias, o Espaço Lumos, no bairro Sumarezinho, zona oeste de São Paulo, recebe homens dos mais diversos perfis socioeconômicos e com diferentes contextos de vida. O motivo que os leva até ali? Conversar sobre masculinidade. O grupo terapêutico foi criado pelo psicólogo especializado em terapia familiar Alexandre Coimbra Amaral – se você já visitou a área de colunistas do Lunetas, já conhece este nome, pois ele faz parte deste time.

A cada quinze dias, no Sesc 24 de Maio, o educador Antonio Carvalho conduz um encontro gratuito que reúne homens para compartilhar histórias sobre paternidade. A “Roda de paternidades” é dedicada ao acolhimento de experiências e fazeres diversos, entendendo que não há um só uma maneira de ser pai. Os participantes podem criar vínculos para uma rede de apoio segura e afetiva.

Nosso propósito é promover a equidade de gênero fazendo o homem refletir sobre seu modo de agir consigo, com o outro e com a sociedade”, assim se define o MEMOH. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o grupo realiza encontros regulares para discutir novas masculinidades e paternidades mais amorosas e possíveis.

“Espaço que oferece a futuros pais a oportunidade de vivenciar um processo de parentalidade sadio, descomplicado e empoderado”. Conheça o Quintal do Parque, que reúne homens para trocar experiências sobre paternidades diversas, conduzidas pelo psicólogo e palhaço Kayê Conforto. No dia 6 de agosto, o espaço recebeu a roda de conversa “O pai e a amamentação“, que abordou a importância da rede de apoio para uma experiência saudável com o aleitamento.

Roda Paterna, com Educadores do Sesc. Um encontro voltado a pais, avós, tios e homens interessados em trocar e compartilhar experiências sobre o exercício das paternidades. Um momento para construir e fortalecer um espaço de diálogo, escuta e acolhimento de novas masculinidades e possibilidades de educar e paternar.

Localizada no Brooklin, zona sul da capital paulista, a Casa Moara foi criada como um espaço de acolhimento dedicado a mulheres gestantes e suas famílias. A casa recebe rodas de paternidades frequentemente, para contribuir com uma experiência de criação sólida e amorosa. Acompanhe a agende de encontros no site oficial da Casa Moara.

O A Casita é o primeiro espaço de referência no atendimento humanizado para gestantes e primeira infância no ABC de São Paulo. Localizado em Santo André, o espaço oferece atividades sobre pediatria, psicoterapia, doulagem, amamentação e criação amorosa. Em agosto, o espaço recebe o encontro “A importância do apoio do pai para o sucesso da amamentação”. Saiba mais aqui.

Extra – Encontros online

Paternando

O Paternando, grupo no Facebook apoio à paternidade ativa, surgiu da vontade de compartilhar informações, experiências, dificuldades, dúvidas, alegrias, vitórias, realizações, enfim, compartilhar com outros pais esse maravilhoso universo que se abre com o nascimento dos nossos pequenos e daqueles que ainda estão por vir.

Com Licença, Por Favor

Uma iniciativa que pretende ampliar o debate e gerar novas ideias para melhorar as licenças parentais no Brasil. Hilan Diener, blogueiro do Potencial Gestante e ativista da paternidade presente, é um dos criadores do projeto, ao lado do professor Paulo Rená.

Balaio de Pais

Pais que se reúnem para falar, compartilhar, ouvir e refletir sobre a paternidade e todos os seus desafios, erros e acertos. O grupo também se reúne frequentemente em diversos espaços da capital paulista, como o MIS e o Sesc. Neste mês de agosto, eles estarão no Sesc Osasco todos os domingos (dias 4, 11, 18 e 25) para rodas de conversa e vivência para pais e bebês de zero a 30 meses – saiba mais aqui. Conheça também o podcast Balaio de Pais.

Leia mais

12 leituras para um diálogo aberto sobre paternidade

Resumo

Para incentivar que os pais deem vazão aos sentimentos tantas vezes difíceis e amedrontadores da experiência da paternidade e ajudar a construir uma paternidade mais presente e ativa, selecionamos uma lista de espaços que proporcionam trocas sobre o assunto.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp