Conheça espaços para dividir experiências de paternidade em SP

Essa lista poderia ser maior? Poderia! Homens, que tal se reunirem para criar encontros sobre paternidade na sua cidade?
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 06.08.2019
da Redação

“Um filho é o primeiro grande compromisso com a eternidade”. Quem disse essa frase foi nosso colunista, o terapeuta familiar Alexandre Coimbra Amaral. A paternidade pode ser vivenciada de muitas maneiras, e não há uma mais certa que a outra, desde que um denominador comum exista: a presença ativa e amorosa.

Neste mês dos pais, o Lunetas reforça um assunto de que falamos o ano inteiro, a paternidade como aproximação de afeto e segurança emocional, não só para a criança, mas também para toda a família.

Por isso, para incentivar que os pais deem vazão aos sentimentos tantas vezes difíceis e amedrontadores da experiência da paternidade, preparamos uma lista de espaços em São Paulo que oferecem rodas de conversa e encontros regulares sobre todo esse universo.

*Esta lista é colaborativa. Para ela crescer, precisamos de você que nos lê. O que rola de bacana na sua cidade ou região para discutir paternidades? Entre em contato com a gente pelo Facebook ou pelo e-mail contato@lunetas.com.br

A cada quinze dias, o Espaço Lumos, no bairro Sumarezinho, zona oeste de São Paulo, recebe homens dos mais diversos perfis socioeconômicos e com diferentes contextos de vida. O motivo que os leva até ali? Conversar sobre masculinidade. O grupo terapêutico foi criado pelo psicólogo especializado em terapia familiar Alexandre Coimbra Amaral – se você já visitou a área de colunistas do Lunetas, já conhece este nome, pois ele faz parte deste time.

A cada quinze dias, no Sesc 24 de Maio, o educador Antonio Carvalho conduz um encontro gratuito que reúne homens para compartilhar histórias sobre paternidade. A “Roda de paternidades” é dedicada ao acolhimento de experiências e fazeres diversos, entendendo que não há um só uma maneira de ser pai. Os participantes podem criar vínculos para uma rede de apoio segura e afetiva.

Nosso propósito é promover a equidade de gênero fazendo o homem refletir sobre seu modo de agir consigo, com o outro e com a sociedade”, assim se define o MEMOH. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o grupo realiza encontros regulares para discutir novas masculinidades e paternidades mais amorosas e possíveis.

“Espaço que oferece a futuros pais a oportunidade de vivenciar um processo de parentalidade sadio, descomplicado e empoderado”. Conheça o Quintal do Parque, que reúne homens para trocar experiências sobre paternidades diversas, conduzidas pelo psicólogo e palhaço Kayê Conforto. No dia 6 de agosto, o espaço recebeu a roda de conversa “O pai e a amamentação“, que abordou a importância da rede de apoio para uma experiência saudável com o aleitamento.

Roda Paterna, com Educadores do Sesc. Um encontro voltado a pais, avós, tios e homens interessados em trocar e compartilhar experiências sobre o exercício das paternidades. Um momento para construir e fortalecer um espaço de diálogo, escuta e acolhimento de novas masculinidades e possibilidades de educar e paternar.

Localizada no Brooklin, zona sul da capital paulista, a Casa Moara foi criada como um espaço de acolhimento dedicado a mulheres gestantes e suas famílias. A casa recebe rodas de paternidades frequentemente, para contribuir com uma experiência de criação sólida e amorosa. Acompanhe a agende de encontros no site oficial da Casa Moara.

O A Casita é o primeiro espaço de referência no atendimento humanizado para gestantes e primeira infância no ABC de São Paulo. Localizado em Santo André, o espaço oferece atividades sobre pediatria, psicoterapia, doulagem, amamentação e criação amorosa. Em agosto, o espaço recebe o encontro “A importância do apoio do pai para o sucesso da amamentação”. Saiba mais aqui.

Extra – Encontros online

Paternando

O Paternando, grupo no Facebook apoio à paternidade ativa, surgiu da vontade de compartilhar informações, experiências, dificuldades, dúvidas, alegrias, vitórias, realizações, enfim, compartilhar com outros pais esse maravilhoso universo que se abre com o nascimento dos nossos pequenos e daqueles que ainda estão por vir.

Com Licença, Por Favor

Uma iniciativa que pretende ampliar o debate e gerar novas ideias para melhorar as licenças parentais no Brasil. Hilan Diener, blogueiro do Potencial Gestante e ativista da paternidade presente, é um dos criadores do projeto, ao lado do professor Paulo Rená.

Balaio de Pais

Pais que se reúnem para falar, compartilhar, ouvir e refletir sobre a paternidade e todos os seus desafios, erros e acertos. O grupo também se reúne frequentemente em diversos espaços da capital paulista, como o MIS e o Sesc. Neste mês de agosto, eles estarão no Sesc Osasco todos os domingos (dias 4, 11, 18 e 25) para rodas de conversa e vivência para pais e bebês de zero a 30 meses – saiba mais aqui. Conheça também o podcast Balaio de Pais.

Leia mais

12 leituras para um diálogo aberto sobre paternidade

Resumo

Para incentivar que os pais deem vazão aos sentimentos tantas vezes difíceis e amedrontadores da experiência da paternidade e ajudar a construir uma paternidade mais presente e ativa, selecionamos uma lista de espaços que proporcionam trocas sobre o assunto.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts