Escuta infantil: o que as crianças estão achando da pandemia

Ouvir as crianças é uma forma de cuidar da infância e validar seus sentimentos. Ouça o que elas têm a dizer a respeito da quarentena
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 15.02.2021
da Redação

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), ao promover a sexta edição da Ciranda de Ações, lançou a série de vídeos “Escuta das Crianças” em contexto de pandemia. A iniciativa, que visa a construção de uma agenda propositiva para as crianças, desta vez se ocupou em investigar como o distanciamento social tem afetado múltiplas infâncias a partir da escuta infantil.

Durante três meses, a RNPI se dedicou a ouvir o que 33 crianças representantes de diversas infâncias brasileiras, de diferentes contextos e estados do país, têm a dizer sobre a quarentena, revelando o que pensam e sentem por meio de depoimentos e desenhos.

No vídeo, acompanhamos declarações de crianças chateadas por conta dessa situação de quarentena que está prestes a completar um ano. Além de reclamarem da falta que sentem dos colegas, as crianças também reclamam de ter de usar máscara todo dia e precisar passar álcool em gel nas mãos. Sobre o efeito do distanciamento social, uma criança resume:

“Uma pessoa não pode nem tocar a outra”

A dificuldade trazida pelo ensino remoto também aparece entre os depoimentos, a partir da comparação de que no ensino presencial “se aprende melhor”:

“Ficar muito tempo em frente à tela para fazer a aula é muito difícil, a gente acaba se distraindo com qualquer coisinha”

Num segundo momento, as crianças são convidadas a refletir sobre o que pretendem fazer quando a pandemia acabar:

“Espero encontrar meus amigos, que eles estejam bem, com boa saúde”

O que mais as crianças querem que aconteça é que “o coronavírus desapareça”. Entre os desejos para um mundo pós-pandemia, aparece a vontade de que a vacina chegue rápido para proteger a todos, a retomada da rotina e a construção de relações melhores:

“Que mudasse o mundo e só coubesse amor dentro dele”

Escuta infantil na pandemia

A Rede Nacional da Primeira Infância e o Ciranda de Ações disponibilizaram os arquivos em áudio das crianças entrevistadas. O download é gratuito:

Escuta de crianças – parte 1
Escuta de crianças – parte 2

Leia mais

Que mundo queremos criar após a pandemia?

Resumo

Crianças de diferentes contextos sociais e regiões brasileiras compartilham o que pensam e sentem sobre a quarentena por meio de depoimentos e desenhos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail