Coleção sustentável, uma brincadeira para aprender com a natureza

Em um mundo de muitos detalhes, encontrar objetos que despertam interesse e cuidado pode ser muito mais importante do que o consumo de novos itens

Da redação Publicado em 16.01.2024
imagem ilustra uma lista com opções de colção com materiais sustentáveis para as crianças. Ela mostra um memnino branco, com camiseta listrada no meio de um campo segurando uma planta na mão.
OUVIR

Resumo

Colecionar é um hábito que pode ajudar a estimular a imaginação e o cuidado por parte das crianças. Uma forma divertida de reutilizar materiais e de se conectar com a natureza. Mas quais objetos podem compor uma coleção sustentável? Confira!

As crianças são naturalmente curiosas. É muito comum que encontrem fascínio em elementos considerados banais pelos adultos. Assim, reunir pedras coloridas, conchas, folhas de diferentes formatos e sementes variadas faz parte de uma jornada de exploração do mundo na infância. Afinal, quem nunca teve uma coleção de itens que só fazia sentido para si ou para um grupo seleto de amigos?

Aos quatro anos, Beni Kunreuther começou a guardar sementes que encontrava pelo caminho. “Eu sempre vi uma grande variedade de sementes diferentes nos lugares onde eu vivo, em plantas, frutas, árvores. E isso despertou minha curiosidade”, diz. Hoje, então, aos 11, possui mais de 40 sementes diferentes que ficam guardadas com carinho. “O mais legal é que toda vez que eu viajo tento encontrar uma nova variedade porque é interessante pensar que posso ter sementes de todos os lugares do mundo”, revela Beni.

Além dos tesouros naturais, as crianças também podem se encantar por coleções que não têm custo financeiro, mas que carregam um valor significativo. Seja porque oferecem uma perspectiva histórica e cultural única ou porque fazem parte de uma tradição familiar. Alguns exemplos são notas antigas de dinheiro, bilinhas (tampas de garrafas de vidro) ou bolinhas de gude.

Interesses e criatividade em cada coleção

Colecionar itens sem um valor monetário traz a possibilidade de fomentar a criatividade, o cuidado e a percepção dos pequenos. É um hábito que favorece trocas e aproxima pessoas com os mesmos interesses e preferências. Sobretudo, promove a reutilização de materiais, dando-lhes nova vida e propósito.

Não por acaso, o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, notifica empresas que promovam qualquer forma de publicidade infantil, incluindo aquelas que se aproveitam do prazer de colecionar como estímulo para o consumismo na infância. Entre as estratégias, essas empresas criam edições limitadas de produtos inéditos que levam às crianças a falsa ideia de exclusividade.

No entanto, nem tudo se resume ao consumo. Principalmente quando se trata de um interesse genuíno da criança. Confira alguns itens colecionáveis, sem custo financeiro e que podem ser reutilizados, despertando a imaginação dos pequenos!

Moedas (estimule o uso do cofrinho)

Moedas antigas
Moedas antigas são itens colecionáveis sem custo financeiro, mas que carregam um valor histórico e cultural.

Folhas e flores da natureza

Folhas secas coladas em papel sulfite
Ao colecionar folhas secas e prensadas, as crianças podem aprender a fazer um herbário próprio, espécie de biblioteca vegetal, contendo informações sobre as espécies.

Bolinhas de gude

Bolinhas de gude dentro de um pote de vidro.
Bolinhas de gude atravessam gerações familiares e continuam sendo atração entre os pequenos.

Sementes

Sementes dispostas em uma superfície plana.
Colecionar sementes é uma maneira divertida de aprender com a natureza. A melhor maneira de conservá-las é plantar!

Ponta de lápis de cor

Lápis de cor coloridos em cima de papel.
Colecionar pontas de lápis de cor nos leva a uma pergunta: quantas cores tem o mundo?

Pedras e conchas

Conchas guardadas dentro de um quadro de vidro.
Recolher pedras e conchas pelo caminho é uma brincadeira de adultos e crianças!

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS