De receita para cozinhar juntos a oficina de robôs, o importante é não deixar a mensagem do filme morrer!
O filme acabou, mas a graça não precisa ter fim ao mesmo tempo que a sessão. O Lunetas traz sugestões de brincadeiras para as crianças explorarem as histórias dos filmes fora das telas e prolongarem a diversão.
Férias de julho. Almofadas confortáveis e cobertores quentinhos espalhados pelo chão da sala enquanto as crianças esperam a pipoca ficar pronta. É o cenário perfeito para dar play naquele filme que todos estavam ansiosos para assistir. Mas, depois que os créditos sobem e anunciam o fim, você já parou para pensar como prolongar os sentimentos que continuam pulsando nas crianças e estimular as curiosidades que a história despertou? Resposta mais gostosa não há: brincadeiras inspiradas em filmes!
Pode ser um desafio de dança para reproduzir a coreografia de Wandinha ou tentar fazer você mesmo um acessório para ficar parecido com o personagem preferido de “Encanto”. Quer mais ideias de como potencializar as possibilidades de aprendizado e entretenimento que um filme traz e testar com as crianças em casa durante as férias?
Quem já assistiu o filme “Divertida Mente” sabe que ele dá uma verdadeira aula sobre a importância dos sentimentos e como devemos conversar sobre cada um deles, desde muito cedo. Que tal uma brincadeira que ajude a explorar os sentidos?
Materiais:
As crianças podem escolher as cores de balão que mais as fazem lembrar de cada sentimento representado no filme – alegria, tristeza, nojo, raiva e medo. Depois de enchê-las, é hora de desenhar com o canetão a expressão de como se sentem quando estão experienciando essas sensações. Por fim, vem a diversão de só deixar as emoções fluírem no espaço, brincando de “jogar a bexiga”.
Com muita poesia, “Wall-e” nos convida a imaginar a Terra repleta de lixo, abandonada pelos próprios humanos que a destruíram. Por que não sugerir uma atividade que faça os pequenos refletirem sobre os impactos que deixamos no meio ambiente? Anote como fazer:
Convide as crianças a encontrarem itens que seriam descartados e que podem ser reaproveitados, como embalagens plásticas, garrafas pet, papelões, papéis etc.
Disponibilize em uma mesa materiais de papelaria de apoio, como cola branca, tesouras, canetas marcadoras e/ou giz de cera.
Depois, deixe que os pequenos usem a imaginação para dar vida a um robô inspirado no filme. Passado um tempo, pergunte quais materiais eles utilizaram para criar o brinquedo e estimule a reflexão sobre a durabilidade e reaproveitamento de materiais.
A cozinha pode ser um espaço de criatividade e experimentação! Que tal convidar as crianças a uma experiência gastronômica surpresa?
Após assistir a três filmes diferentes, escreva os títulos em pedaços de papéis. Então, deixe-os virados para trás e convide as crianças a tirarem a sorte. Ao escolherem um papel, o filme que se revelar deverá ser a inspiração para cozinhar um prato que os faça lembrar da produção. A brincadeira envolve deixar que as crianças ajudem na execução do menu!
Alguns exemplos para se inspirar:
Uma boa opção para trazer a primavera para dentro de casa neste inverno.
Nesta receita, resgatamos tradições italianas e te ensinamos a fazer um molho pesto delicioso para um prato bem colorido.
Para preparar um bolo mágico de chocolate, que tal essa inspiração mais simples e prática que fica pronta em apenas 20 minutinhos?
Aposte na decoração para transformar esses bolinhos de banana numa versão digna dos minions!
Depois de receber um chamado de seus ancestrais, Moana investe toda a sua coragem e vai explorar as águas para cumprir uma ambiciosa missão: salvar seu povo!
Convide as crianças a criarem barquinhos feitos com palitos de sorvete, como aquele que conduz Moana em toda a sua jornada pelo mar! Disponibilize canetas coloridas para que cada um possa enfeitar sua própria embarcação e, no final, escrever qual é a aventura dos seus sonhos.
A personagem sonhadora que decide enfrentar seus medos para ver de perto as lanternas flutuantes mostra que, para realizar sonhos, é preciso coragem e determinação. Para Rapunzel, as lanternas são um símbolo de esperança. Que tal convidar as crianças para produzirem suas próprias lanternas com papéis e velas de LED?
Você vai precisar de:
Peça para que as crianças desenhem elementos cósmicos como sol, lua e estrelas no papel e as ajude a cortar de modo que as formas fiquem vazadas.
Depois, enrole o papel até formar um cilindro e prenda-o com cola ou fita adesiva. Meça o diâmetro com a ajuda de uma régua e corte filetes de papel sulfite ou cartolina para servir de alça.
Encaixe a alça por cima e grampeie na parte superior vazada da lanterna.
Corte quadrados de papel e cole-os na base da lanterna, recorte a rebarba, espere secar e coloque as velas de LED por dentro. Depois é só passar o barbante pelas alças e pendurar a lanterna onde quiser.
Leia mais
Comunicar erro