Tire o pijama e vá passear: 12 passeios para fazer no pós-parto

Ao encontrar com outras mães e pais você pode dividir seus medos, angústias e descobertas. E no fim verá que está tudo certo!

Mayara Penina Publicado em 14.04.2016
Mães com bebês no sling e saias rodadas dançando em círculo, com os braços para cima.

Resumo

Se você está precisando de um empurrãozinho para retomar a vida social depois da chegada do bebê, confira essas dicas de passeios para fazer no pós-parto.

Pesquise no Google Imagens os resultados da palavra “puerpério”. O que aparece? Mães, pais e bebês sorrindo tranquilamente durante a amamentação. Será que isso corresponde à realidade? Nem sempre. Se você tiver sorte, pode até ser que sim. Muitas mães relatam que o período após o parto pode ser bem conturbado. A chegada de um bebê muda toda a família e é preciso tempo e carinho para se adaptar.

E para as mães, ainda há o agravante das transformações que ocorrem no corpo e do início da amamentação. Por isso, elas acabam passando mais tempo em casa e se distanciando da programação da cidade.

Um conselho para distrair e passar por esse momento com mais tranquilidade é passear! Pode parecer estranho, mas é super possível (e com o bebês nos braços). Ao encontrar com outras mães e pais você pode dividir seus medos, angústias e descobertas. E no fim verá que está tudo certo!

A seguir, relacionamos espaços e eventos que promovem encontros de pais que acontecem na cidade de São Paulo.

Bom passeio!

Dança Materna

A Dança Materna para mães e bebês, além de propiciar a vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem vindo), possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto, a otimização da redução de peso, reeducação corporal (que refletirá positivamente no modo de carregar e amamentar o bebê) e incentiva o mútuo-conhecimento entre mãe e filho. As aulas são ainda um momento de troca com outras mulheres que estão atravessando a mesma fase da vida. Consulte a agenda do projeto Dança Materna.

CineMaterna

Promove Sessões de cinema para mães (e pais) com bebês de até 18 meses, seguidas de bate-papo. O compromisso número um do CineMaterna é promover o resgate social da mãe recém-nascida através da cultura. O objetivo é mostrar para as mães que o mundo mundo continua igual lá fora e ela pode fazer parte dele com seu bebê nos braços. Consulte aqui a seção mais próxima.

Mãetinê

O evento foi criado pela artista Paula Marcelle que, durante o pós parto sentiu muita falta de um lugar pra dançar em que pudesse levar sua filha. A balada acontece mensalmente na Casa Brasilis. Acompanhe as próximas datas do Mãetinê.

Espaço Nascente

O espaço é gerido pelo pediatra Carlos Eduardo Correa, o Cacá e fica na zona oeste de São Paulo. A programação inclui rodas de conversa e consulta em grupo para crianças de zero a seis. Acompanhe a página do Espaço Nascente para ficar por dentro das datas. Informações: espaconascente@gmail.com ou 3672-6561.

Casa Angela

A Casa Angela é um centro de parto normal, localizado na zona sul de São Paulo. Além da atenção ao parto e nascimento, o espaço promove encontros, atividades e oficinas. Confira aqui a programação de abril.

Matrice

A Matrice – Ação de Apoio à amamentação realiza encontros gratuitos e abertos com mães para falar sobre a amamentação. As reuniões acontecem  todas as sextas-feiras das 13h30 às 15h30 na Casa do Brincar, em Pinheiros.

Image

Consuelo Fernandez - Fotografia

Dança materna: conforto do balanço na dança.

Caza da Vila

A Caza da Vila fica na Vila Mariana e é um espaço para gestantes e famílias recém-paridas. O grupo de pós parto surge com a proposta de oferecer um espaço de pertencimento, acolhimento e apoio às puérperas, proporcionando um cuidado atencioso as questões emocionais. Acompanhe a programação.

Casa Moara

A Casa Moara dispõe de atendimentos nas áreas de obstetrícia, ginecologia, parteiras contemporâneas, pediatria e está na Brooklin Paulista, zona sul de São Paulo. Além destes atendimentos, é possível participar da dança materna, rodas de conversa sobre o pós, yoga para mães e bebês e slingada. Fique atento à programação.

Casa Curumim

Localizada na zona oeste de São Paulo, a programação da Casa Curumim inclui grupo de pós parto, musicalização para bebês, slingada, grupo para mães no puerpério e também para discutir questões paternas. Fique atento à programação.

Além disso, é um lugar especializado em atendimento infantil, com foco em amamentação. São mais de 30 profissionais multidisciplinares para garantir o melhor nessa primeira fase de vida dos pequenos.

O Espaço Santosha fica localizado no bairro Boa Bista, em São Caetano do Sul e oferece ioga, treino multifuncional, massagens e terapias. Para gestantes e família a programação inclui roda de conversa sobre pós-parto, grupo de apoio ao parto humanizado e dança materna.

Casita

A Casita é o primeiro espaço de convivência humanizado para gestante à primeira infância no ABC. Atendimentos em ginecologia, obstetrícia e pediatria humanizadas, doulagem, amamentação, fisioterapia, psicoterapia, nutrição, yoga, acupuntura, massoterapia, musicalização para bebês, grupos de apoio ao parto e pós-parto e cursos nessas áreas.

Commadre

A Commadre, fica no Tatupé, zona leste de São Paulo. A proposta é munir gestantes, mães e famílias de informações baseadas em evidências científicas para que possam realizar escolhas conscientes na gestação, parto, pós parto e amamentação. É agradável que inspira a convivência, a troca de experiências e a criação de vínculos. Acompanhe a agenda do espaço.

Rede de Empoderamento Materno (REM)

A Rede de Empoderamento Materno (REM) foi criada com o princípio de proporcionar para as mulheres uma transição com boas lembranças, informação e empoderamento para o universo da maternidade. Localizada em São Bernardo do Campo, oferece dança materna, ioga para gestantes, dança para gestantes e rodas de conversa. Consulte a agenda da REM.

Tem sugestões para aumentar essa lista? Envie para contato@lunetas.com.br

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS