Carregando...

Tião Carvalho vai conduzir vivência gratuita de bumba-meu-boi

  • Ritmos do bumba-meu-boi maranhense vivência com Tião Carvalho e Grupo Cupuaçu

  • Espaço Itaú de Cinema Augusta

    Rua Augusta, 1475, São Paulo (SP) - Ver Mapa

  • Gratuito

  • Saiba mais
Tião Carvalho
  • Publicado em: 15.05.2019
da Redação

José Antonio Pires de Carvalho, mais conhecido como Tião Carvalho é um pesquisador, compositor, ator, cantor e dançarino maranhense. No dia 26 de maio (domingo), às 20h45, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, ele estará na 5ª edição da Ciranda de Filmes, conduzindo a vivência musical “Ritmos do bumba-meu-boi“.

A atividade, que contará com a participação do Grupo Cupuaçu, é voltada para adultos interessados no tema, e a participação é gratuita, basta retirar ingressos com uma hora de antecedência, na bilheteria do local. A atividade vai acontecer logo após a exibição do filme “Clementina“, que conta a história e a obra da sambista, considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas

Típica das regiões norte e nordeste e patrimônio imaterial brasileira, o bumba-meu-boi é uma dança popular tradicional do folclore brasileiro, que faz uma mistura de personagens míticos, humanos e fanstásticos para narrar a lenda da morte e ressurreição do boi.

“Essa vivência irá expressar a riqueza da música brasileira em um diálogo com uma cultura ancestral, nossas raízes africanas e afro-brasileiras. Tião Carvalho, mestre da cultura popular, que, em parceria com outros artistas integrantes do Grupo Cupuaçu, vai nos proporcionar uma experiência com diversos ritmos como o bumba-meu-boi maranhense”, diz a descrição da atividade.

Tião Carvalho é músico, cantor, compositor, dançarino, brincante, capoeirista e educador, traça um caminho diferente na arte, trazendo na sensibilidade e na sabedoria dos seus ancestrais a importância de suas raízes. No natural, no simples, naquilo que “não se sabe tudo”, que “não se entende por completo”, neste lugar onde muitas vezes “não se consegue nem falar ou registrar” mora sua sabedoria, sua memória, sua audição, seu olhar, seu sentir.

Clique aqui para confirmar sua presença na 5ª Ciranda de Filmes, convidar os amigos e acompanhar as novidades da programação.

Leia também:

Lydia Hortélio estará em bate-papo gratuito na Ciranda de Filmes

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp