Como o tempo de tela está relacionado à miopia em crianças?

Oftalmopediatra explica quais são os riscos que a fadiga ocular causada pelo excesso de tela traz para as crianças
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 27.10.2020

As telas estão presentes no dia a dia de muitas crianças. Por isso, pais e especialistas costumam se preocupar com os danos que o tempo de exposição excessivo aos dispositivos eletrônicos podem causar à saúde dos pequenos, inclusive em relação à miopia infantil.

O oftalmopediatra Sanção Kac, do canal Criar e Crescer, explica quais os riscos que a fadiga ocular esconde. Segundo ele, o uso da tela próximo dos olhos por muito tempo pode levar a criança a desenvolver miopia infantil. “Principalmente crianças que já são míopes podem desenvolver miopia em larga escala; crianças que não têm antecedentes de miopia familiar, têm menos probabilidade”, comenta. “Tratamentos para tentar evitar que a miopia infantil progrida envolvem colírios, mas é preciso consultar o médico para saber como e quando aplicar”, recomenda.

O especialista também reforça que “o uso da tela quando a criança vai dormir é prejudicial, porque a luz azul afeta a melatonina natural, levando a criança a ficar mais agitada e, por consequência, ela terá um sono pior”, diz.

Na matéria Como as telas interferem no desenvolvimento da criança?, o psiquiatra e psicanalista Nilson Sibemberg esclarece que “a faixa de onda de luz azul presente na maioria das telas contribui para o bloqueio da melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono e da vigília, necessários para o crescimento corporal e mental”. Segundo ele, isso explica “parte do aumento das dificuldades de dormir e manter uma boa qualidade de sono profundo, entre jovens, com mais ocorrências de pesadelos, terrores noturnos e sonolência diurna, além de problemas de memória e rendimento escolar comprometido.”

Sanção Kac recomenda que, ao invés de dizer “não use as telas”, adultos responsáveis devem limitar o uso das telas e favorecer atividades ao ar livre sempre que possível.

Assista ao vídeo completo “Tempo de tela e miopia infantil”:

Leia mais

Um olhar para as infâncias conectadas

Resumo

Oftalmopediatra do canal Criar e Crescer explica quais são os riscos que a fadiga ocular causada pelo excesso de tela traz para as crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail