Projeto “TiNis - Terra das Crianças” traz informações sobre sementes, suas origens e como plantá-las, para que crianças e educadores possam semear mais verde
Os novos materiais TiNis trazem informações sobre 15 sementes e uma cartilha para apoiar educadores no desenvolvimento de atividades relacionadas a plantio junto das crianças.
Grandes árvores ou pequenas flores, tudo já foi uma semente um dia. Para aproximar as crianças da natureza desde a primeira infância, os novos materiais “TiNis – Terra das Crianças” trazem um jogo de cartas sobre 15 sementes fáceis de encontrar e plantar, enquanto uma cartilha de apoio direcionada a educadores expande as informações abordadas nas cartas, com propostas de atividades para fazer junto com as crianças que vão da observação durante o plantio a receitas após a germinação da semente.
“Possibilitar que as crianças se encantem e tenham contato diário com o mundo natural é o primeiro passo para que queiram preservá-la no presente e no futuro” – Thais Chita
Coordenadora do projeto “Sementes TiNis”, Thais Chita conta que o material é resultado da escuta de educadoras de escolas públicas que “nos provocaram a pensar em como trazer para a sala de aula a relação da criança com a natureza de forma lúdica”. A ideia é promover o encontro das infâncias com as sementes para criar um ambiente no qual ambas possam se desenvolver em cuidado mútuo, conta.
Já o material de apoio para educadores conta sobre a origem de cada semente, como elas se espalharam pelo mundo, o porquê da semente ser considerada uma companheira de TiNis e seus usos. O guia também mostra quais espécies podem ser cultivadas junto das sementes, formando pares ou trios que se complementam e se ajudam mutuamente fazendo as plantas crescerem de forma mais equilibrada com o ambiente. Um exemplo é a calêndula que, por ser um inseticida natural, evita pragas no plantio de tomate e feijão.
Tem sementes que estouram feito pipoca, como o feijão; outras que viram roupas ou chás, como algodão ou hibisco; ou até algumas que precisam ser “acordadas” com lixa ou água quentinha para germinar, como o jatobá. “Em TiNis, gostamos de pensar nas sementes como pensamos nas crianças: elas representam um momento importantíssimo da vida – o seu início – e dependem de encontrar boas condições para desenvolver toda a sua potência”, conta, em nota, Mônica Passarinho, consultora pedagógica do projeto.
As cartas sobre as sementes e o material de apoio para educadores estão disponíveis para download gratuito no site TiNis: https://tinis.com.br/sementes/
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