‘TiNis’: uma forma de levar a natureza para dentro de casa

Uma sementinha está sendo plantada para educar crianças como futuros agentes de transformação para um mundo sustentável
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 02.03.2021
da Redação

Com episódios inéditos a cada semana, estreou a série “TiNis: Terra das Crianças”, uma parceria entre o Instituto Alana e Gisele Bündchen. Junto de seus filhos, Gisele e outras famílias registrarão suas jornadas inspiradoras na criação de TiNis em suas casas, uma forma de levar um pedacinho de natureza para perto das crianças, principalmente daquelas que vivem em ambientes urbanos, em apartamentos ou em espaços sem contato com áreas verdes. A ideia é lembrar que tudo o que é cultivado é bom para a natureza, para os outros e para você!

Sobre o primeiro de 11 episódios, Gisele escreveu em seu perfil: “Este projeto tocou meu coração pois promove o importante vínculo das crianças com a natureza, iniciando o plantio dentro de casa, aprendendo a cultivar alimentos, chás, temperos.”

O que é uma TiNi?
Metodologia criada pelo empreendedor social peruano Joaquín Leguía que, depois de passar a infância no jardim de sua avó, entendeu que a experiência poderia transformar os jovens e o mundo. TiNi é um pequeno espaço de terra onde a gente cria natureza e é criada por ela. São necessários, pelo menos, três vasos de planta ou meio metro quadrado de canteiro para começar o plantio de sementes. O projeto criado pela Asociación para la Niñez y su Ambiente (ANIA), que tem como objetivo nutrir o vínculo entre criança e natureza, está presente em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia e Japão.

“Não importa onde você mora, você pode trazer a natureza para dentro da sua casa” – Gisele Bündchen

Assim, ao fortalecerem o vínculo emocional com a natureza e desenvolverem empatia ativa por todas as formas de vida, as crianças poderão crescer como agentes de transformação para um mundo sustentável, e serem beneficiadas por essa relação de troca. Por meio de novos hábitos e práticas, as crianças ganham espaços verdes para brincar, aprender e vivenciar a natureza.

“Você nutre aquela plantinha e depois ela te nutre” – Gisele Bündchen

Em suas TiNis, as crianças têm contato com o ciclo das plantas desde o plantio das sementes, e aprendem mais sobre as espécies, a germinação e o cuidado. Do campo à cidade, dentro e fora de suas casas, nas escolas e nas comunidades, acompanhadas por familiares e responsáveis, as crianças podem explorar a criatividade a partir de brincadeiras pensadas com as sementes e plantas, criar abrigo para insetos ou investir na decoração de suas TiNis.

O contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade e capacidade física.

Quer saber mais sobre como começar a sua TiNi em casa?

Para quem deseja assistir à série com recursos de acessibilidade, basta acessar o site oficial. Lá você também encontra o Guia para pequenos criadores de TiNis, para que as crianças possam praticar a observação, aprender e registrar a transformação e acontecimentos das suas TiNis, com dicas de como criar e cultivar plantas, além de atividades que estimulam o brincar dos pequenos, e o conto “TiNis: Terra das Crianças” (para ler, ouvir e baixar), um convite para a aventura de imaginar, sentir e criar uma TiNi.


Se você aceitar o desafio de começar a sua própria TiNi em casa, o site oferece o recurso de você inseri-la no
mapa e participar da construção desse mundo mais verde para as infâncias brasileiras e para todos nós.

Leia mais

‘O Começo da Vida 2: Lá Fora’: infância e natureza conectadas

Resumo

TiNis é uma metodologia para fortalecer o vínculo entre infância e natureza, incentivando o cultivo de plantas dentro de casa. A iniciativa é lançada em formato de série em parceria entre Gisele Bündchen e Instituto Alana.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts