‘Educador, seja um embaixador de TiNis’, convoca Gisele Bündchen

Formação apresenta metodologia TiNi a educadores, incrementando seus repertórios com aprendizagens e atividades práticas conectadas à natureza
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 19.08.2021
da Redação

Depois de convidar crianças e adolescentes de todo o Brasil a deixarem o planeta mais verde, o projeto TiNis apresenta o curso on-line TiNis para Educadores, voltado para professores da educação infantil e ensino fundamental, e educadores do contexto não formal que atuam com crianças entre 2 e 10 anos, além de mães, pais e responsáveis interessados na conexão da criança com a natureza. 

Para inaugurar esta nova etapa, Gisele Bündchen fará uma meditação guiada com os participantes inscritos, como um convite para trazer o educador para o momento presente. O curso está dividido em cinco módulos, ministrados por Mônica Passarinho, bióloga, permacultora e educadora para sustentabilidade com foco em aprendizagens com a natureza. Trata-se de uma formação híbrida, assíncrona (que acontece no tempo do aluno), com momentos síncronos (plantões pedagógicos em tempo real). 

Serão duas turmas, uma fechada para a Secretaria de Caraguatatuba e outra aberta ao público interessado, sendo a frequência mínima de 28 horas para a certificação básica e 38 horas para a certificação total. As inscrições são gratuitas e estão abertas entre 18 de agosto e 8 de setembro.

Entre aspectos teóricos e práticos, o curso pretende:

  • abordar o potencial educativo das TiNis;
  • sensibilizar os participantes sobre a importância da criação de vínculo emocional com a
  • natureza para a qualidade e perpetuação da vida no planeta;
  • mobilizar os participantes a replicarem as TiNis em suas casas e/ou instituições educativas juntamente com as crianças;
  • resgatar a sabedoria dos povos originários sobre criação recíproca e natureza, enquanto sujeito.

“Essa formação é um caminho para o educador conhecer os benefícios que a relação bem nutrida entre infância e natureza gera, bem como uma oportunidade para se tornar cocriador de um pedacinho de natureza junto com as crianças e adolescentes, valorizando as emoções e as relações com todas as formas de vida”, aponta JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

TiNis: Terra das Crianças, uma parceria Instituto Alana e Gisele Bündchen
O projeto TiNis: Terra das Crianças promove a ideia de que basta três vasos de plantas ou meio metro quadrado de canteiro para estimular novos hábitos e o vínculo emocional da criança com a natureza, tornando-as agentes de transformação para um mundo sustentável.

Criado pela ANIA, as TiNis foram idealizadas pelo peruano Joaquín Leguía que, a partir da vivência da infância no jardim de sua avó, entendeu que a experiência poderia transformar os jovens e o mundo. A iniciativa já está presente em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia e Japão.

Leia mais

‘TiNis’: uma forma de levar a natureza para dentro de casa

Resumo

Em nova etapa, o projeto TiNis está com inscrições abertas para o curso on-line TiNis para Educadores, uma forma de conhecer os benefícios que a relação bem nutrida entre infância e natureza gera.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail