Pê-efinho: em novo livro, Rita Lobo traz dicas de comidas de bebê

Pode dar suco para o bebê? E carne de porco? BLW é o melhor método? Rita Lobo tira essa e outras dúvidas no livro "Comida de bebê"
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 24.07.2019
da Redação

Pode suco? E carne? Macrobiótica, antroposofia, crudivorismo, BLW? Um alimento por vez ou mistura? Qual textura é ideal? Introdução alimentar  pode ser um período de muita informação para as famílias e gerar algumas dúvidas. Sabendo disso, a culinarista e apresentadora Rita Lobo resolveu lançar um livro especial para tratar desse momento, “Comida de bebê: uma introdução à comida de verdade”.

“O objetivo é aproveitar essa fase tão especial na vida dos pais (e tão importante na vida da criança) para melhorar a alimentação de todos na casa”

Então, se as famílias quiserem, acabou aquela coisa de escolher os melhores alimentos para os bebês, enquanto o resto da casa come lasanha pronta. “O que também não significa que todo mundo vai começar a comer papinha”, alerta a cozinheira.

Para ela, a ideia é que o bebê também se adapte à rotina alimentar da família, mas adequada à fase etária dele. “A introdução alimentar vai ser baseada na maior ‘instituição’ da comida brasileira: o prato feito, ou pê-éfe”, brinca Rita Lobo na descrição do livro em seu site.

As orientação do livro são baseadas tanto nas próprias experiências da apresentadora como mãe, quanto em um trabalho multidisciplinar, baseado em evidências científicas na área da alimentação.

Sobre o livro
“Comida de bebê”: uma introdução à comida de verdade conta com a consultoria nutricional da equipe de médicos, nutricionistas e pesquisadores do NUPENS/USP, o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O NUPENS é liderado pelo prof. Carlos Monteiro, titular do departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenador do Guia Alimentar para a População Brasileira, documento oficial do país, publicado pelo Ministério da Saúde. O novo livro traz também muitas receitas e ideias de refeições. É um guia para transformar a alimentação da família toda. (Fonte: Projeto Panelinha)
Panelinha.com.br

Pode dar suco para o bebê? E carne de porco? BLW é o melhor método? Essa e muitas outras dúvidas estão respondidas no livro ‘Comida de Bebê’, um guia completo sobre a fase de introdução alimentar do bebê.

Canal Panelinha

O livro da culinarista é um projeto que não se resume às páginas impressas. Ele marca o projeto “Comida de Bebê”, uma série de quarenta episódios no canal Panelinha, no Youtube, além da manutenção de um site permanente.

O projeto é fruto de um trabalho conjunto com o Senac, e com os médicos e nutricionistas do NUPENS/USP, parceiros científicos.

Então, é isso: o “pê-éfe” e o “pê-efinho”, com sugestão da Rita Lobo, vão poder sair da mesma panela. Porque ninguém é obrigado a ser fã de cozinha ou se arriscar na invenção de pratos elaborados. Quando chega a hora de pensar a introdução alimentar, o objetivo é alcançar o mais simples possível tanto para as famílias quanto para a assimilação dessas novas informações pelo bebê.

“Pior é que não falta gente para dar palpites! Comida de Bebê contém todas as informações que os pais precisam ter para ganhar autonomia e fazer melhores escolhas.”

Quem já acompanha a cozinha da apresentadora sabe que o seu jeitinho de escrever e explicar as receitas é bem detalhado: passo a passo de cada prato, desde os processos mais básicos, como a melhor maneira de cortar a comida, até dicas de como armazenar alimentos e cultivar temperos. Exagerar nas explicações nunca é demais.

Resumo

Introdução alimentar pode ser um período de muita informação para as famílias e todo mundo quer opinar. Sabendo disso, Rita Lobo resolveu lançar um livro especial para tratar desse momento: “Comida de bebê: uma introdução à comida de verdade. Confira!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail