Carregando...

‘Pote das emoções’, um brinquedo para reconhecer sentimentos

Alegria, tristeza, raiva, calma e medo: como lidar com as emoções? A brincadeira pode ajudar
pote_das_emocoes_como_fazer_habilidades_socioemocionais Reprodução/Criando Com Apego
  • Publicado em: 28.08.2017
  • Atualização: 15.06.2018
da Redação

Brinquedos que estimulam as habilidades socioemocionais: eles podem ser fortes aliados na criação dos pequenos, tanto para os pais, quanto para cuidadores e professores. Afinal, reconhecer emoções para quem está nas fases iniciais do desenvolvimento nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo para crianças que possuem algum distúrbio sensorial, de aprendizado ou que tenham dificuldades com interações sociais.

Depois da Caixa da Raiva, do Emocionario e do Emocionômetro, outro recurso pedagógico potente aparece para ajudar a lidar com os sentimentos, o Pote das Emoções.

Também inspirado no método Montessori, este brinquedo ajuda os pequenos a identificar e compreender cinco emoções diferentes: alegria, tristeza, raiva, calma e medo. Assim, elas podem reconhecer os sentimentos em si mesmas e também no outro, a fim de estimular a empatia e facilitar o convívio com os coleguinhas. Para ampliar as possibilidades da ferramenta, é possível acrescentar outras emoções, baseado nas necessidades das crianças em questão, como ansiedade, depressão ou nervosismo.

Quem ensina a fazer é o blog Criando com Apego, que explica também, como aplicar esse recurso na prática. Confira o passo:

Material necessário

. Potes de cristal (é possível reciclar garrafas de plástico ou potes de azeitonas ou compotas)

. Lãs com cinco cores diferentes (também pode usar outros materiais, como pompom, bolas de algodão, bolinhas coloridas, papeis coloridos)

. Etiquetas

. Rotulador

Como fazer?

Sugerimos inicialmente apresentar contos às crianças. Sempre ajuda a assimilar melhor a relação entre cores e emoções. Assim, amarelo-alegria, azul-tristeza, medo-preto, verde-calma e vermelho-raiva.

Após relacionar cor e emoção, trabalhe o pote das emoções. Uma possibilidade é que, inicialmente, é deixar os cinco potes das emoções sempre visíveis. No fim do dia, você pode conversar com a criança e perguntar-lhe por duas ou três situações que tenha vivido no dia e que considere importantes.

Para cada situação, peça que defina que emoção sentiu e que coloque no pote das emoções correspondente o conteúdo. O objetivo é que, no fim do mês ou da semana, você possa observar que emoções a criança vive com mais intensidade e quais não. Isso pode ser um termômetro importante para que você possa ajudá-lo a reconhecer outras emoções.

Conheça 5 livros que ajudam na educação emocional

‘Monstros na barriga’: 5 livros sobre raiva e outras emoções

Resumo

Inspirado na abordagem Montessori, o brinquedo ajuda os pequenos a identificar e compreender cinco emoções diferentes: alegria, tristeza, raiva, calma e medo.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp