Carregando...

‘Caixa da raiva’ ensina crianças a lidarem com sentimento

A caixa pode ser confeccionada em família e ser guardada em um canto específico da casa ou da sala de aula
caixa-da-raiva
  • Publicado em: 16.08.2017
  • Atualização: 15.05.2018
da Redação

Ensinar uma criança a lidar com seus rompantes de raiva pode ser um dos maiores desafios para os pais. Afinal, como manter a calma e mostrar ao pequeno que ele não deve sufocar o sentimento, mas acolhê-lo e encará-lo de frente, sem prejudicar os outros? A psicóloga espanhola Marina Martín tem uma ideia: usar a caixa da raiva.

Um artigo no site Criando com Apego conta que Marina se inspirou no livro “Vaya Rabieta”, de Mireille d’Allancé, para criar o instrumento. Na história, o menininho Roberto é consumido pela raiva depois que seus pais lhe dão uma bronca. De dentro dele, sai um monstro enorme, capaz de dominar o menino, jogar seus livros e brinquedos longe e desfazer sua cama. No entanto, quando se dá conta do que aconteceu, ele consegue colocar tudo em seu lugar – ao passo que a raiva vai se tornando cada vez menor, até que pode ser guardada em uma caixa.

Capa do livro
Reprodução

Capa de livro que ensina a lidar com a raiva.

A partir dessa história, Marina sugere que os pais convidem os filhos a desenharem quando estiverem com raiva ou ira. Assim, é possível colocar para fora a angústia. De acordo com o artigo, inicialmente, as crianças devem imprimir no papel traços fortes, que vão ficando mais fraquinhos à medida que o pequeno se acalma.

Por fim, o desenho deve ser amassado e colocado dentro de uma caixa fechada destinada a isso. A caixa pode ser confeccionada em família e ser guardada em um canto específico da casa ou da sala de aula.

 

Resumo

Como apoiar as crianças para lidarem seus rompantes de raiva? A psicóloga espanhola Marina Martín tem uma ideia: usar a caixa da raiva.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp