Alegria, tristeza, raiva, calma e medo: como lidar com as emoções? A brincadeira pode ajudar
Inspirado na abordagem Montessori, o brinquedo ajuda os pequenos a identificar e compreender cinco emoções diferentes: alegria, tristeza, raiva, calma e medo.
Brinquedos que estimulam as habilidades socioemocionais: eles podem ser fortes aliados na criação dos pequenos, tanto para os pais, quanto para cuidadores e professores. Afinal, reconhecer emoções para quem está nas fases iniciais do desenvolvimento nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo para crianças que possuem algum distúrbio sensorial, de aprendizado ou que tenham dificuldades com interações sociais. Depois da Caixa da Raiva, do Emocionário e do Emocionômetro, outro recurso pedagógico potente aparece para ajudar a lidar com os sentimentos, o Pote das Emoções.
Também inspirado no método Montessori, este brinquedo ajuda os pequenos a identificar e compreender cinco emoções diferentes: alegria, tristeza, raiva, calma e medo. Assim, elas podem reconhecer os sentimentos em si mesmas e também no outro, a fim de estimular a empatia e facilitar o convívio com os coleguinhas. Para ampliar as possibilidades da ferramenta, é possível acrescentar outras emoções, baseado nas necessidades das crianças em questão, como ansiedade, depressão ou nervosismo.
Quem ensina a fazer é o blog Criando com Apego, que explica também, como aplicar esse recurso na prática.
. Potes de cristal (é possível reciclar garrafas de plástico ou potes de azeitonas ou compotas)
. Lãs com cinco cores diferentes (também pode usar outros materiais, como pompom, bolas de algodão, bolinhas coloridas, papeis coloridos)
. Etiquetas
. Rotulador
Sugerimos inicialmente apresentar contos às crianças. Sempre ajuda a assimilar melhor a relação entre cores e emoções. Assim, amarelo-alegria, azul-tristeza, cinza-medo, verde-calma e vermelho-raiva.
Após relacionar cor e emoção, trabalhe o pote das emoções. Uma possibilidade é que, inicialmente, é deixar os cinco potes das emoções sempre visíveis. No fim do dia, você pode conversar com a criança e perguntar-lhe por duas ou três situações que tenha vivido no dia e que considere importantes.
Para cada situação, peça que defina que emoção sentiu e que coloque no pote das emoções correspondente o conteúdo. O objetivo é que, no fim do mês ou da semana, você possa observar que emoções a criança vive com mais intensidade e quais não. Isso pode ser um termômetro importante para que você possa ajudá-lo a reconhecer outras emoções.
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