Carregando...

Com Jout Jout, podcast conta histórias de mulheres inspiradoras

Daniela Mercury, Estela Renner, Jout Jout e outras personalidades contam a biografia de heroínas da vida real, como Frida Kahlo e Grace O'Malley
Podcast Historias de ninar garotas Rebeldes Divulgação
  • Publicado em: 18.07.2019
da Redação

Quem acompanha o Lunetas, provavelmente já ouviu falar do livro “Histórias de ninar para garotas rebeldes“. Fenômeno mundial, ele foi lançado em 2017 no Brasil pela V&R Editoras. A boa notícia para os fãs é que o livro se transformou também em um podcast voltado para o público infantojuvenil, e também para educadores e cuidadores que queiram utilizar recursos tecnológicos para abordar assuntos como igualdade de gênero e empoderamento feminino.

No podcast “Histórias de ninar para garotas rebeldes”, histórias de grandes mulheres da História são narradas por personalidades femininas de diferentes áreas de atuação. Entre elas, a youtuber Jout Jout, a cantora Daniela Mercury, a diretora de cinema Estela Renner, e a psicóloga e ativista Mafoane Odara, porta-voz de assuntos como negritude e feminismo negro.

Dentre as heroínas sem capa que têm suas biografias contadas com lirismo e espírito lúdico, estão a artista mexicana Frida Kahlo, conhecida por vencer as adversidades de sua condição de saúde e lutar contra as opressões de gênero de sua época. Outra personalidade que é apresentada aqui para as crianças é a professora e ativista socioambiental Wangari Muta Maathai, primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz. As escolhas de quem e como contar não são óbvias, e podem ser até mesmo para os adultos uma porta de entrada para jornadas de vida impressionantes, como a da destemida espiã norte-americana Virginia Hall, da pirata irlandesa Grace O’malley, ou da tenista Billie Jean King.

“Contos de fadas sobre as mulheres extraordinárias que nos inspiram”

“Em parceria com Bradesco, o podcast é baseado no best-seller que inspira milhões de garotas a sonhar grande, mirar distante e lutar com bravura”, diz a descrição oficial, disponível no Spotify, Soundcloud, e também para iTunes e Android.

Confira algumas das histórias disponíveis por lá e inspire-se a estimular meninas e meninos e tomarem contato com as narrativas de mulheres que transformaram sua própria história em um pedaço importante da História com letra maiúscula.

Grace O’Malley / Narração: Jout Jout

“Grace O’Malley era uma feroz pirata irlandesa que lutou por seu povo e navegou por toda a Grã-Bretanha e pelo Rio Tamisa para se encontrar com a Rainha Elizabeth I. Quando se conheceram, Grace convenceu a rainha a rever suas leis e a se voltar contra o político inglês que enviara tropas para conquistar os territórios de Grace. Como ela fez isso? Deixe-se transportar para a tempestuosa costa oeste da Irlanda e para dentro da vida de uma dos piratas mais inspiradoras de todos os tempos.”

Dá o play:

Wangari Maathai / Narração: Juliana Wallauer

“Quando os lagos começaram a secar e córregos pareciam desaparecer, uma garota decidiu trazer a floresta de volta e plantar milhões de árvores. Wangari Maathai é fundadora do movimento Green Belt na África e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Neste episódio, você vai conhecer uma das ativistas e ambientalistas mais inspiradoras do nosso tempo.”

Dá o play:

Frida Kahlo / Narração: Estela Renner

“Era uma vez, em uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México, uma garota que morava em uma casa azul. Seu nome era Frida. Do lado de fora, a casa azul de Frida era um edifício de estuque comum, com paredes azuis brilhantes, janelas altas e persianas verdes. Mas além da entrada, um mundo de maravilhas se anunciava.”

Dá o play:

Maria Callas / Narração: Daniela Mercury

“Era uma vez uma garota míope que podia cantar como nenhuma outra. O nome dela era Maria Callas. Ela veio de origens problemáticas, mas cresceu e se tornou a mais famosa soprano de ópera. Logo, ela viajou pelo mundo, conhecida simplesmente como La Divina, e levou o público para onde quer que fosse.”

Leia também:

100 mulheres para conhecer antes de crescer

Resumo

No podcast "Histórias de ninar para garotas rebeldes", inspirado no best-seller de mesmo nome, trajetórias impressionantes de mulheres históricas são contadas por personalidades famosas, como Jout Jout.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp