Planejador de aulas auxilia educadores com planos pedagógicos

Plataforma permite criar planos de aula e ver experiências pedagógicas de outros professores, tudo alinhado à BNCC
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 17.05.2022
da Redação

Com as mudanças na educação básica, estruturar conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda é um desafio para vários docentes. Feita pelo parceiro Porvir e pelo Instituto Iungo, a plataforma Planejador de aulas traz três possibilidades para o cotidiano escolar: fazer seu próprio planejamento de aula; ver planos de aulas feitos por outros educadores; e ter acesso a experiências no componente “projetos de vida”, para alunos do ensino médio e anos finais do ensino fundamental.

  • Planejador de aulas

Na seção “Planejador de aulas”, é possível realizar uma ficha do plano de aula que passa pelas seguintes etapas: temas, dimensões, competências gerais, expectativas de aprendizagem e materiais de referência. Em cada etapa, há dicas para construção, reflexão e avaliação de projetos.

  • Galeria de planos de aula

Sem ideias para criar seu próprio plano de aula e precisa de inspirações? A galeria de projetos possui planos de aula que vão da energia e cultura das favelas cariocas até a convivência nas escolas ou um guia contra armadilhas virtuais. É possível filtrar por etapa de ensino, modalidade (presencial, semipresencial ou remoto), temas e dimensões. 

  • Galeria de experiências

Inspirados no componente “projetos de vida” da educação básica, professores compartilham o impacto dos projetos desenvolvidos com os alunos. As abordagens são múltiplas: tem samba de raiz discutindo racismo nas práticas pedagógicas, educadores aumentando o amor pela educação e também pertencimento à comunidade, reforçando os laços com o lugar onde os alunos vivem.

Leia mais

Material gratuito sugere atividades para a Educação Infantil

Resumo

O planejador de aulas oferece recursos para educadores criarem planos de aula e conhecerem experiências pedagógicas alinhadas à BNCC.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail