5 animações do Oscar 2022 para assistir com as crianças

Quais dos favoritos à premiação você já assistiu ou estão na sua listinha?

Da redação Publicado em 08.02.2022
Animações Oscar 2022: ilustração com os personagens da animação infantil “Raya e o dragão”. A imagem mostra uma menina, com um chapéu na cabeça, que tem uma espada em suas mãos. Ao lado, está um animal de coloração azul clara.
OUVIR

Resumo

Com importantes reflexões sobre relações familiares, as produções voltadas para o público infantil indicadas ao Oscar 2022 são uma boa oportunidade de diversão em família.

O evento mais aguardado do cinema mundial já tem data marcada para acontecer: é no próximo dia 27 de março. Enquanto isso, a lista dos indicados ao Oscar 2022 saiu hoje (8) e o Lunetas selecionou cinco animações infantis que estão concorrendo nas categorias de “Melhor longa-metragem de animação” e “Melhor curta-metragem de animação”. Todos estão disponíveis em plataformas de vídeos sob demanda para você preparar uma sessão em casa com as crianças. 

Entre as indicações, as produções infantis destacam a importância das relações familiares, a aceitação pessoal, o protagonismo das crianças e suas soluções para encarar desafios e incertezas, que podem ser comparados com essa pandemia. Além disso, as histórias dos filmes refletem de maneira sensível questões contemporâneas como conflitos geracionais, uso de tecnologia e a luta contra um futuro distópico. O termo distopia vem do grego e significa “lugar ruim”. Ele se refere a uma sociedade imaginária do futuro em que tudo se organiza de forma opressora.

Apesar de produções originais dos gigantes Disney Plus e Netflix terem tomado conta da competição, a preocupação com a representação da diversidade cultural está presente em filmes como “Raya e o último dragão” (Sudeste Asiático), “Luca” (Itália) e “Encanto” (Colômbia – América Latina). Essa maior identificação das crianças nas telas pode auxiliar meninos e meninas em suas jornadas particulares.

Veja animações infantis indicadas ao Oscar 2022:

  • 1. ‘Luca’

O filme conta a história de Luca, um monstro marinho tímido, porém curioso e entusiasta de novas descobertas. Ao conhecer Alberto, ele resolve explorar o mundo desconhecido da superfície. Contudo, toda a diversão é ameaçada por um segredo: ninguém do vilarejo pode descobrir que eles se transformam em monstros quando entram em contato com a água. A partir dessa metáfora, “Luca” trata de temas importantes para a infância como a autonomia dos pequenos e a empatia para aceitar as diferenças.

Direção: Enrico Casarosa e Andrea Warren
Indicação ao Oscar 2022: Melhor animação
Onde assistir: Disney Plus

  • 2. ‘Encanto’

O filme “Encanto” conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive em um povoado na Colômbia. Cada membro tem um dom especial: força excepcional, a perfeição de criar flores ou o poder de curar através da comida. Exceto Mirabel, a única criança sem nenhum dom aparente. Quando uma ameaça coloca em risco o milagre que originou toda a magia, Mirabel pode ser a última esperança de sua família. Com muita magia, o filme nos permite refletir sobre empatia, relações familiares e pertencimento.

“Encanto” também se destaca na corrida do Oscar 2022 pelas músicas compostas por Lin-Manuel Miranda, concorrendo na categoria “Melhor trilha sonora”. Já o sucesso “Dos oruguitas”, que embala a história da Abuela Madrigal e o surgimento dos poderes mágicos da família, compete pelo título de “Melhor canção original”. Interpretada por Sebástian Yatra, a música fala sobre determinação, união e fé na vida para buscar outros futuros possíveis.

Direção: Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith
Indicações ao Oscar 2022: Melhor animação, Melhor trilha sonora e Melhor canção original
Onde assistir: Disney Plus

  • 3. ‘Raya e o dragão’

Há 500 anos, humanos e dragões viviam em harmonia na terra mágica de Kumandra. Diante de uma catástrofe, os seres fantásticos se sacrificaram para salvar o mundo de uma força maligna. Com o passar dos anos, essa proteção antiga se enfraquece e uma jovem guerreira chamada Raya embarca na missão de encontrar o último dragão para restabelecer o equilíbrio. Com paralelos em relação à pandemia, a história traz uma mensagem poderosa sobre a união dos povos e a necessidade de conviver de maneira harmoniosa com a natureza e com tudo que nos cerca.

Direção: Ari Folman
Indicação ao Oscar 2022: Melhor animação
Onde assistir: Disney Plus

  • 4. ‘A família Mitchell e a revolta das máquinas’

A história acompanha a mudança de uma adolescente supercriativa recém-aprovada no vestibular para a faculdade. A tranquilidade da viagem em família é interrompida quando aparelhos eletrônicos se revoltam e começam uma caça aos seres humanos. A família Mitchell precisará encontrar uma maneira de fortalecer seus laços enquanto buscam salvar o mundo da ameaça dos robôs. Com diferentes técnicas de animação, o filme nos convida a reconhecer a fortaleza presente nos defeitos e nas qualidades de cada um.

Direção: Kurt Albrecht, Phil Lord e Christopher Miller
Indicação ao Oscar 2022: Melhor animação
Onde assistir: Netflix

  • 5. ‘A sabiá sabiazinha’

Criada por uma família de ratos, a Sabiá Robin nunca se sentiu realmente aceita em sua comunidade. Ao ouvir uma história sobre como os humanos fazem pedidos à estrela da árvore de Natal, a sabiá decide imitar o gesto e pedir para que se torne um rato, como seus parentes adotivos. A animação de 30 minutos é uma metáfora para as nossas jornadas em busca do autoconhecimento e aceitação.

Direção: Dan Ojari e Mikey Please
Indicação ao Oscar 2022: Melhor curta de animação
Onde assistir: Netflix

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS