Um olhar para as infâncias conectadas

Publicado em: 26.06.2020

Um mundo hiperconectado dá as boas-vindas às novas gerações. Recebidas à luz deste ambiente digital e nele se desenvolvendo, crianças entram em contato cada vez mais cedo com a tecnologia como extensão de si mesmas.

Para entender como as múltiplas infâncias brasileiras se relacionam com o meio virtual e como podem atuar ativamente na construção desse espaço, o Lunetas conversou via plataformas digitais com 32 crianças de todos os Estados, de diferentes classes sociais e etnias, com e sem deficiência. Foi interessante e até surpreendente perceber a disponibilidade das crianças em compartilharem suas percepções sobre o tema e a vontade de serem ouvidas. 

O resultado dessas conversas você confere em uma série de vídeos e infografias. O material mostra como as crianças pensam e sentem sobre o ambiente digital, quais são as oportunidades e os desafios do espaço virtual e como é possível usar a internet para expressarem suas individualidades e opiniões. Trazemos também reportagens para discutir mediação parental, o impacto das telas no desenvolvimento infantil, a tecnologia como aliada no aprendizado de crianças com deficiência, exemplos de jovens que usam plataformas digitais para gerar impacto social e um olhar sobre as infâncias que não acessam o direito à internet.

Uma vivência plena da infância é corresponsabilidade de famílias, educadores, empresas, plataformas de tecnologia e governos, mas também envolve a livre manifestação das crianças em relação aos assuntos que lhes afetam. Só assim podemos contribuir de fato com uma experiência digital ética, segura, inclusiva e criativa para todos.

(Imagem de um mapa do Brasil com fotos do rosto de crianças em cada Estado brasileiro) Título: Quem são as crianças que conversaram com o Lunetas sobre ambiente digital? Citações das crianças destacadas no mapa: “A internet é como um carrossel, porque um carrossel roda e a internet também roda para todos os lugares do mundo” - Isabelly Beatriz da Luz, 12 (Piauí) “A internet é tipo um cubo mágico! É difícil de mexer, mas quase todo mundo tem” - Amanda Sayuri Pereira Sato, 11 (São Paulo) “Se a internet fosse um brinquedo, poderia ser um aviãozinho para deixar as crianças felizes ou um robô para ajudar o planeta” - Lucca Pietro dos Santos e Silva, 8 (Santa Catarina) “A internet pode atrapalhar se a gente ficar muito tempo na tela e não se fixar no mundo real” - Gabriel Nunes das Chagas, 11 (Amapá)

O mundo digital e o imaginário infantil

Além de reunir, aproximar e divertir as pessoas, a internet também está presente no dia a dia das crianças brasileiras como um espaço dedicado à aprendizagem, à descoberta, ao entretenimento e à interação com amigos e familiares. Tudo isso mediado, principalmente, por um celular – a primeira imagem que vem à mente para a maioria das crianças quando pensa em internet. Mas, e se a internet acabasse? Ah, a vida seria de repente “horrível, difícil, impossível” ou uma oportunidade para brincar mais, conversar, olhar no olho e “prestar atenção no mundo em si”. Para elas, a internet também é um lugar de possibilidades infinitas, como “um brinquedo bem grande”, com o qual todos podem brincar, ou um carrossel “que roda para todos os lugares”.

Um infográfico com os seguintes resultados: Quando você pensa em internet ou tecnologia, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Celular 33% Vídeos, filmes, desenhos e séries 12% Notebook, computador, tablet 10% Jogos 7% Aplicativos 5% Robôs 5% Sites de pesquisa 2% Outros 14% Não opinou 12% Para qual finalidade você mais usa a internet? Vídeos, filmes, desenhos e séries 26% Estudar, pesquisar e aprender 22% Jogar 15% Usar redes sociais/plataformas de criação de conteúdo 14% Falar com pessoas 11% Ouvir música 6% Ocupar o tempo 3% Fazer compras 2%
Como você se sente se ficar muito tempo sem internet? Triste, chateado, entediado 25% Livre, disponível para brincadeiras 25,0% Preocupado, apreensivo, ansioso 8% Bravo, com raiva, mal 8% Isolado, desconectado do mundo 8% Não opinou 25% O que você não acha legal no ambiente digital? Notícias falsas 11% Cyberbullying e hating 11% Propaganda 6% Imagens de violência 6% Roubo, hackeamento de informações 3% Racismo 3% Pornografia 3% Outros 14% Não opinou 43%