10 músicas para falar de sentimentos com as crianças

Para facilitar a tarefa de falar sobre sentimentos com as crianças, listamos 10 músicas que abordam do amor à tristeza
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 23.11.2020
da Redação

Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu em maus lençóis quando precisou responder aos porquês de uma criança: o que é amor, saudade, tristeza. Apesar de sentirmos múltiplas emoções durante o dia, colocá-las em definições prontas pode não ser a melhor escolha para explicá-las para outra pessoa. Que tal tornar a atividade mais lúdica e ampliar o seu repertório? O Lunetas selecionou 10 músicas sobre sentimentos para ouvir com os pequenos, dedicadas exatamente para as vezes quando o dicionário não for o suficiente para explicar um sentimento.

Confira 10 músicas sobre sentimentos

  • Amor

Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes conseguem demonstrar bem como é o sentimento de amar alguém: a gente gosta da pessoa, gosta de ficar com a pessoa, o riso é feliz com o do outro. Simples e objetivo.

“Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor”

  • Frustração

Como lidar quando as coisas não saem do jeito esperado? Nessa incrível composição da banda Pequeno Cidadão, o Sol, astro-rei com todos os seus planetas, cometas e asteroides, está apaixonado pela Lua. Porém a paixão não é recíproca: o sol chora e “congela” seu coração. Nessa saga, aprendemos que se deu errado uma vez, não significa que dará errado de novo.

“Se a lua não te quer, tudo bem
Você é lindo, cara, e seu brilho vai muito mais além!
Um dia você vai encontrar alguém
Que com certeza vai te amar também”

  • Vulnerabilidade

Luedji é natural de Salvador, Bahia. Em quase sete minutos, Luedji canta como se narrasse uma história com início, meio e fim: sozinha, chega à cidade grande e enfrenta olhares pouco receptivos. “E palavra amor, cadê?” é a frase bradada. Apesar de toda represália, Luedji afirma que seguirá caminhando. “Um corpo no mundo” convida as crianças a refletirem sobre como é se sentir vulnerável em um ambiente que não te trata tão bem.

“Eu sou um corpo
Um ser
Um corpo só
Tem cor, tem corte
E a história do meu lugar
Eu sou a minha própria embarcação
Sou minha própria sorte”

  • Saudade

Como definir saudade? A composição de Chico César e Paulinho Moska ganha uma versão interpretada por Maria Bethânia e Lenine, trazendo novas definições poéticas para esse sentimento tão recorrente na vida de todos.

“A casa da saudade é o vazio
O acaso da saudade, fogo frio
Quem foge da saudade
Preso por um fio
Se afoga em outras águas
Mas do mesmo rio”

  • Solidão

Thais Dayane da Silva, conhecida pelo nome MC Tha, é um destaque da nova música brasileira. Entre influências africanas e brasilidades, seu álbum de estreia “Rito de Passá” fala sobre sentimentos, religiosidade e vivências como mulher negra no extremo leste paulistano. A faixa “Oceano” assemelha a ideia de solidão a flutuar só em um oceano gigante.

“Flutuo nesse vazio
Mas a tristeza é oceano raso
E quando eu tocar o chão
Vou levar todos pra baixo”

  • Felicidade

Se sentir feliz é se sentir imenso, cheio, contemplado com as possibilidades que o agora oferece. Vem de dentro e cativa quem está do lado de fora. Marcela Vale, conhecida pelo nome artístico Mahmundi, canta sobre a felicidade estar ligada ao mar – essa imensidão capaz de nos renovar.

“Felicidade vem de dentro pra fora
Rebate na gente
Gira em círculos, invade a sua porta
Palavra que renova
É amor, é mar
É mar, mar de amar”

  • Paixão

A composição de Jorge Ben protagonizada por Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista ganhou um tom mais animado do que a original. A paixão, caracterizada como um sentimento intenso de atração por alguém ou algo, é representada fielmente em “pois eu sonhei e acordei pensando nela”.

“A lua prateada se escondeu
E o sol dourado apareceu
Amanheceu um lindo dia
Cheirando alegria
Pois eu sonhei e acordei pensando nela”

  • Tristeza

Falar sobre tristeza não é fácil, já que o sentimento é um pacote de sensações: cansaço, baixa autoestima, medo. Quando tristes, podemos perder a vontade de fazer qualquer coisa, e é importante não deixar o sentimento dominar. Em “Melhor do que Parece”, o vocalista Tim Bernardes, apesar de falar sobre se sentir insatisfeito e cansado com tudo, deixa uma mensagem de que tudo está melhor do que parece – afinal, não existe arco-íris sem tempestade, não é mesmo?

“Vou procurar em todo canto até
Achar onde eu perdi
Minha vontade, o meu desejo
Ou o prazer de conseguir
E a paciência que eu preciso para curtir”

  • Aconchego

Céu tem a melhor explicação sobre aconchego: se sentir bem no cangote de alguém. “Como pode, no silêncio, tudo se explicar?” é o que Maria do Céu pergunta para o ouvinte. A gente faz nossa casa no cangote de alguém e só de ficar lá já nos sentimos abraçados. Simples e explicativo.

“Fiz minha casa no teu cangote
Não há neste mundo o que me bote
Pra sair daqui”

  • Ansiedade

“Calma”, da Maglore, é a mensagem perfeita para crianças afobadas e agitadas demais, seja em relação a alguma situação específica ou com o futuro em geral.

“Calma
A pressa é um vício descontente
É justo navegar contra a corrente
Mas calma
Pois tudo sempre encontra o seu lugar”

Resumo

Como explicar um sentimento para uma criança... ouça a playlist que preparamos para as vezes quando o dicionário não for suficiente.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts