É tudo família: 5 livros para falar de diversidade familiar

Dois pais, uma mãe e um avô, duas mães e uma tia: família é onde tem amor e cuidado. Conheça 5 histórias sobre diferentes composições familiares
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 13.09.2017
da Redação

Falar com as crianças sobre diversidade familiar, e o quanto cada tipo de família é único e especial, nem sempre é uma tarefa fácil. Nesta hora, a literatura pode ajudar muito, principalmente se o livro escolhido tiver recursos de texto e imagem que chamem a atenção e despertem o interesse dos pequenos.

Pensando nisso, Daisy Carias, do blog A Cigarra e a Formiga, comenta cinco títulos perfeitos para quem quer apresentar aos filhos os conceitos de diversidade e aceitação, a partir de histórias que privilegiam toda a diversidade familiar que pode existir.

“Uma família é uma família é uma família”, Gilda de Aquino e Sara O’leary (Brinque-Book) O livro começa com uma atividade em sala de aula. Ali, a professora questiona as crianças sobre o que faz cada uma de suas famílias ser especial. Um dos alunos diz que suas duas mães adoram cantar, mas cantam muito mal; outro conta que tem muitas avós. À medida que dividem esses fatos, percebem que cada família é única.
“Drufs”, Eva Furnari (Moderna)

Drufs, de Eva Furnari, traz imagens de famílias em dedinhos

A autora Eva Furnari é unanimidade entre as crianças e sempre inventa histórias divertidas. Neste livro, conhecemos a resposta de alunos a um desafio da professora Rubi, que pediu à turma fotos e curiosidades de sua família. A graça é que os personagens são ilustrados em dedos da mão e têm perfis engraçados, como ninjas ou docinhos. Cada família é diferente: tem família com duas mães, família que perdeu o pai, entre outras especificidades.

“O grande e maravilhoso livro das famílias”, Ros Asquith e Mary Hoffman (SM) Este livro informativo mostra com muito didatismo os tipos de família que existem: grandes, pequenas, de dois membros, homoafetivas etc. Também apresenta os costumes, onde vivem e o que fazem essas diferentes famílias.
“É tudo família”, Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl (L&PM Editores) A capa deste livro já deixa clara a teia de relações que compõe uma família. Além de apresentar tipos de família e as histórias de cada membro, a obra apresenta o papel de madrastas e padrastos, fala das famílias adotivas e de violência doméstica.
“Olívia tem dois papais”, Márcia Leite e Taline Schubach (Companhia das Letrinhas) Este livro tem uma protagonista muito esperta e curiosa. Ela tem dois pais: Raul e Luís, com quem realiza atividades diferentes. No entanto, é uma garota como as outras, com uma família como as outras, e o melhor: é muito feliz.

Leia mais

Escolas criam ‘Dia da Família’ para contemplar diversidade

Resumo

Uma lista de títulos divertidos e lindamente ilustrados pode ajudar pais e mães a falar sobre diversidade familiar e discutir a aceitação a diferentes composições de famílias que existem.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts