6 filmes sobre avós e envelhecimento para ver com as crianças

O que acontece quando as pessoas envelhecem? Criamos uma lista com filmes e animações on-line para refletir sobre esse tema com os pequenos
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 26.07.2021
da Redação

Qual a primeira cena que vem à cabeça quando você ouve a palavra idoso? Talvez a imagem de uma pessoa de cabelos grisalhos, de óculos e bengala, que anda lentamente pelas ruas de um bairro. Mas esse é um estereótipo que vem mudando cada vez mais devido ao aumento da expectativa de vida das pessoas: envelhecer já não significa mais fragilidade. Os fios de cabelos grisalhos e as rugas no rosto nada mais são do que marcas de um milhão de expressões já vividas e de emoções sentidas por um corpo que agora caminha para uma outra fase da vida.

Mas como podemos explicar às crianças as muitas questões que envolvem o assunto, como o fato de que corpos velhos não necessariamente são doentes, mas podem estar mais suscetíveis às doenças? Como traçar uma reflexão entre a ideia de que o vovô e a vovó estão bem de saúde, mas que a vida, por sua natureza, sempre caminha para um fim? Como auxiliá-las a criarem uma visão sensível da velhice e fortalecer essa relação entre avós e netos

Criamos uma lista com longas e curtas-metragens que retratam problemas, afetos e cuidados presentes nessa fase da vida. Dá uma olhada <3

Filmes sobre avós e envelhecimento para ver com os pequenos!

  • Viva: A vida é uma festa

A animação retrata a tradição mexicana do Dia de Los Muertos e utiliza essa data para falar com leveza de questões humanas e familiares universais, como a morte, o medo de partir, a doença de Alzheimer e as saudades de quem fica. O filme conta a história de Miguel, que sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz. Miguel, então, vai à pitoresca Terra dos Mortos, seguindo uma misteriosa sequência de eventos. Vencedor do Oscar 2018 de melhor animação, o longa também se propõe a falar sobre a importância da ancestralidade e trata com doçura o processo de envelhecimento da bisavó do protagonista. 

Disponível no canal Disney Plus.

  • Up: Altas aventuras

A deliciosa amizade de um menino e um idoso, que partem para uma aventura juntos, é um dos enredos mais doces e divertidos dessa lista. O longa é uma espécie de jornada de elaboração de luto do personagem principal, o senhor Carl Fredricksen que, após a perda de sua esposa e companheira de aventuras, passa a viver isolado em uma casa sob risco de demolição até que um plano mirabolante invade sua cabeça: fazer sua casa inteira levantar voo através de balões e transportá-la dos Estados Unidos para o Paraíso Perdido das Cachoeiras, um lugar em meio às montanhas da América do Sul. O filme auxilia a introdução de assuntos delicados como o luto e, ao mesmo tempo, mostra como a vida, depois que alguém parte, continua sendo um lugar de experiências e aventuras.

Disponível no canal Disney Plus.

  • A solidão dos avós

Um dos maiores problemas apontados na velhice é a forma como as famílias, muitas vezes ocupadas pelo cotidiano atarefado, esquecem-se de dar carinho e atenção necessários aos mais velhos. 

Este curta-metragem de animação, dirigido por Laura Stewart, retrata de maneira simples e lúdica a história de um senhor de idade que passa os dias acompanhado pelo fantasma da solidão. Com um enredo de apenas dois minutos, o filme consegue ser emocionante, sensível e promete abrir a discussão sobre o tema. 

  • Dona Cristina perdeu a memória

Conviver com uma pessoa com Alzheimer pode ser muito desafiador. Segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são quase 2 milhões de idosos que convivem com demências, sendo que cerca de 40 a 60% deles têm Alzheimer. 

Nesse filme, é retratada a história de Antônio, um menino de 8 anos, e dona Cristina, sua vizinha de 80, que a cada dia conta uma informação diferente e contraditória sobre sua própria vida – o que desperta estranhamento e curiosidade no menino. O processo de entendimento do filme abre discussão para a paciência e o afeto que pessoas com esse tipo de demência precisam. Além disso, no final, dona Cristina mostra quais são as lembranças que realmente valem a pena.

O filme pode ser assistido via plataforma do Vimeo

Divulgação/Dona Cristina perdeu a memória


Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida

  • Claudete e o bolo

A ideia de que uma pessoa idosa está no lar para servir e ser vista unicamente como a matriarca que alimenta, oferece carinho e devoção total aos seus netos e filhos – muitas vezes se esquecendo até de si mesma – é infelizmente uma realidade  recorrente dentro das relações familiares.

Nesse curta-metragem premiadíssimo, a diretora Fádhia Salomão conta a história de Claudete, uma senhora que adora fazer bolos e oferecer aos seus parentes. Todos apreciam os seus dotes, mas se esquecem da partilha que envolve o momento. O enredo faz refletir sobre questões como egoísmo e demanda excessiva imposta em cima dos mais velhos, sobretudo mães e avós. 

Acesse na plataforma do Cinecipo.

Divulgação/Claudete e o Bolo

“Claudete não se cansa de fazer bolos. Ou será que ela se cansa?” – Fadhia Salomão

  • A grande viagem

Para quem gosta de filmes emocionantes, não pode deixar de ver esse aqui. O  curta, lançado em 2010, conta a história de um avô e um neto que vivem grandes aventuras em viagens imaginárias de tirar o fôlego.

 Ao mesmo tempo em que o enredo é leve e cheio de magia, uma outra camada mostra as confusões ocorridas entre passado e presente, dentro da cabeça de um senhor que sofre com Alzheimer e da percepção e escuta afetiva de seu neto.  

 

Leia mais

15 livros infantis para celebrar a relação de avós e netos

 

Resumo

Como explicar às crianças alguns assuntos que envolvem o envelhecer, inclusive temas como doenças e luto? Preparamos esta lista de filmes e animações que abordam o envelhecimento e a relação com os avós de maneira lúdica e sensível.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts