A coleção de e-books oferece explicações sobre os chamados "marcos do desenvolvimento da linguagem"
O material oferece explicações sobre os principais marcos do desenvolvimento da linguagem, com imagens que exemplificam como eles acontecem na prática.
“Quando meu filho vai falar?”, “Mas minha filha já tem quase três anos e ainda não forma frases”, “Até que idade é considerado normal falar errado, devo corrigir”?, “O que posso fazer para estimular meu filho a falar?”. Essas e outras perguntas ficam martelando na cabeça da maioria dos pais e mães.
Para fornecer um material seguro de consulta para os pais e também para educadores que quiserem se aprofundar nesse assunto, o Laboratório de Educação (o LabEdu, do qual faz parte o nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender) acaba de lançar a coleção de e-books “A linguagem de 0 a 5 anos“.
O material oferece explicações sobre os chamados “marcos do desenvolvimento da linguagem”. Com a proposta de ser o mais acessível possível para os leigos no tema, os conteúdos são apoiados em imagens que exemplificam como esse processo se manifesta no dia a dia da criança.
A coleção contém ainda um guia para orientar as abordagens possíveis que os adultos podem adotar com as crianças, de acordo com cada faixa etária.
A partir de imagens que retratam situações cotidianas e dúvidas comuns a pais, avós, tios, professores, o livro apresenta explicações de especialistas relativas ao quando, ao o que e ao por que elas aprendem a falar.
No livro, quatro personagens representam crianças de diferentes faixas etárias e, desse modo, são abordados temas relativos à interação, fonética e fonologia, vocabulário, discurso, gramática e língua escrita, atendendo às especificidades de cada fase. Assim, a coleção é composta por quatro livros, cada um considerando um período do desenvolvimento infantil: “Pedro (0 a 18 meses)”, “Ruth (4 – 5 anos)”, “Clenice (18 meses – 3 anos)” e “Nelson (3 – 4 anos)”. Os interessados podem adquirir cada livro separadamente, ou a coleção completa. Clique aqui para acessar.
Primeiro, eles choram e gritam. Depois, começam a balbuciar e seguir os estímulos com o olhar. Depois, eles aprendem o próprio nome e passam a dizer palavras avulsas. Os bebês absorvem e desenvolvem a linguagem de forma gradual e muito sutil.
Apesar de existirem os chamados “marcos”, que são os períodos considerados típicos para que a criança esteja em um determinado ponto de sua aquisição da linguagem, é preciso considerar que não existe certo ou errado quando a questão é o desenvolvimento infantil.
Cada criança é um universo e deve ser percebida, observada e acompanhada em suas particularidades e demandas específicas. Por isso, o adulto que se responsabiliza por uma criança deve internalizar essas questões para evitar comparações desnecessárias, que muitas vezes são fruto de ansiedade e angústia.
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Crianças aprendem tudo o tempo todo
O Laboratório de Educação busca despertar a consciência e qualificar as interações dos adultos com as crianças, de forma a assegurar uma aprendizagem significativa.