Livro ‘Gogô – De onde vêm os bebês?’ fala do tema com honestidade

"Sempre achei que nada protege mais do que a verdade", diz a atriz Maria Ribeiro na contracapa do livro, de autoria da pedagoga Caroline Arcari
A Ilustração de pai e filho, ambos negros conversando. A ilustração também mostra a cegonha levando um bebê no bico Divulgação
  • Publicado em: 03.01.2019
da Redação

Cegonha, sementes, abraço apertado entre os pais, pé de repolho. Realistas ou fantasiosas, o fato é que são muitas as narrativas que os adultos costumam criar para explicar às crianças a fatídica questão: como surgem os bebês? Essa temática é abordada pelo livro “Gogô – De onde vêm os bebês?”(editora Caqui), da pedagoga Caroline Arcari.

Quem convive com os pequenos, sabe que, mais cedo ou mais tarde, a pergunta surge na curiosidade das crianças. Por isso, quanto mais preparados emocionalmente para atender a esse interesse os pais estiverem, mais honesta, saudável e produtiva será a relação dos com as crianças, e mais pleno será o desenvolvimento como indivíduo.

Com ilustrações de Isabela Santos, “Gogô – De onde vêm os bebês?” apresenta o tema do nascimento passando pela sexualidade, assunto de especialidade de Arcari, autora do fenômeno “Pipo e Fifi“, que dialoga sobre prevenção de abuso sexual com o público infantil.

Com imagens de teor realístico, a obra fala sobre os diferentes tipos de parto, relações sexuais, as diferenças entre carinho e abuso sexual e apresenta a anatomia do corpo masculino e feminino para familiarizar as crianças com seu próprio corpo.

Diálogo sincero com as crianças

A proposta de “Gogô” é, a partir da potência da literatura infantil na construção de referências das crianças, oferecer um caminho de diálogo sincero sobre temas como educação sexual, e assim estabelecer uma via de prevenção da violência sexual infantil.

Divertido, o livro traz ilustrações que sugerem personalidades públicas quando eram bebês. Cabe ao leitor adivinhar quem são a partir das pistas que as imagens dão. Entre eles, podem estar a artista Frida Kahlo, a escritora Chimamanda Ngozi Adichie e o compositor Chico Buarque. O intuito é não só informar sobre como nascem os bebês, mas também mostrar que todo mundo passa pela primeiríssima infância antes de se tornar quem é.

“O livro brinca com essa possibilidade e cabe ao leitor identificar quem são os bebês famosos que também passaram por essa fase da vida”, conta Caroline Arcari.

A atriz e apresentadora Maria Ribeiro é quem assina a contracapa. “Até hoje me pergunto como deveria ter falado com meus fiolhos sobre Papai Noel: a grande dificuldade é encontrar o encaixe da verdade com a compreensão dos pequenos. Pois bem. Caroline Arcari escreve sobre a origem dos bebês de forma clara e delicada, ao mesmo tempo em que não abre mão de alertas absolutamente imprescindíveis”, escreve.

“Sempre achei que nada protege mais do que a verdade”, diz Maria Ribeiro.

“Gogô” e a prevenção do abuso sexual

“Trabalhando há quase dez anos no atendimento de vítimas de violência, principalmente de crianças, no IML de São Paulo e, há quatro anos desenvolvendo trabalho social de prevenção ao abuso sexual, tive contato direto com milhares de vítimas de reconheço a importância desta obra, a qual traz a possibilidade de não só ensinamos as crianças sobre as partes do corpo corretamente, esclarecer como os bebês são gerados de forma adequada à faixa etária”, diz a sexóloga e médica Mariana da Silva Ferreira, fundadora do Pródigs: Ação Pró-dignidade sexual, no prefácio do livro.

“Apresentei Gogô para meu filho que tem sete anos. Com os olhinhos atentos e curiosos, foi folheando as páginas sem perder um só detalhe. Terminada a leitura, com um sorriso no rosto, ele me disse: “Mamãe, agora sim! Já sei de onde vêm os bebês, e essa verdade faz muito mais sentido”, escreve Mariana.

O livro físico estará disponível a partir do dia 28 de janeiro – a publicação será disponibilizada para leitura online e o livro físico sob demanda, para quem se interessar. Acompanhe o Lunetas para saber as novidades desse projeto. Confira aqui algumas ilustrações do livro.

Enquanto isso, confira nossas listas de livros infantis que dialogam sobre assuntos fundamentais ao desenvolvimento das crianças:

15 listas de livros infantis para falar sobre o que é importante

Resumo

Conheça “Gogô - De onde vêm os bebês”, livro da pedagoga Carolina Arcari, que abre um diálogo sincero sobre educação sexual com as crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts