Frustração em crianças: o que é possível aprender com a decepção?

Dizer “não” faz parte desse processo e é interessante que a criança possa entender os motivos pelos quais isso foi dito naquele momento.

Laboratório de Educação Publicado em 14.09.2018
Criança de pernas cruzadas sentada em degraus de cabeça baixa

Resumo

A vida é repleta de adversidades e exige que sejam criados recursos para lidar com elas. Confira a reflexão do nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender.

Assim que o bebê nasce, logo a família logo se esforça para atender todas as suas necessidades daquele ser, que é tão dependente nos primeiros meses. Mas, nem sempre os pais conseguem atender todas as demandas e os bebês se sentem podem se sentir aflitos.

Esta frustração é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos.

Quando a criança percebe que o seio materno não está disponível 24 horas por dia ela vive uma de suas primeiras frustrações, necessárias e inevitáveis para compreender que sua mãe também tem de trabalhar, comer, dormir, tomar banho e cuidar de outros assuntos que não giram sempre em torno da maternidade.

O pediatra e psicanalista inglês Donald Woods Winnicott já dizia que a mãe deve ser suficientemente boa para o seu bebê, isto é, se manter atenta, devota e capaz de alimentar o seu filho afetiva e biologicamente, mas permitindo que ele também se desenvolva paulatinamente enquanto um ser humano independente.

Embora passem boa parte do dia juntos, mãe e bebê têm de procurar as suas individualidades e aquilo que lhes falta deve ser buscado não somente no que um e o outro tem a oferecer, mas também em amigos, familiares, livros, brincadeiras, passatempos, esportes, experimentações e descobertas que o mundo propicia.

Esse desafio a princípio pode não ser tranquilamente aceito pela criança e, como forma de protesto, ela poderá chorar, mostrar a sua raiva e se rebelar de muitas formas. É aí que os limites precisarão entrar, inclusive para dar contorno a essas emoções que ficam à flor da pele na busca por satisfações.

Dizer “não” faz parte desse processo e é interessante que a criança possa entender os motivos pelos quais isso foi dito naquele momento.

Assim ela se dará conta de que existem certos tipos de comportamentos e atitudes que não serão aceitos socialmente, como fazer birras para conseguir o que quer, gritar com as pessoas, machucá-las, burlar as regras presentes nos lugares que frequenta etc., tendo de encontrar outras formas para expressar aquilo que pensa, sente ou deseja. Por exemplo: “Você entende por que não pode puxar o brinquedo da mão da sua irmã enquanto ela está usando? Como você acha que isso pode ser resolvido?

Que tal fazermos um combinado sobre esse assunto?”… Quando a construção dessa linha de raciocínio é feita junto com a criança, fica mais fácil conquistar uma compreensão, bem como implicá-la diante daquilo que fez, se debruçando em cima de novas alternativas às situações que já viu que não deram certo e podem sempre melhorar.

Entretanto, há alguns momentos em que “não” é “não” e que colocar um limite claro para a criança é fundamental, mesmo que ela, de início, não compreenda o motivo daquilo. É claro que isso pode ser retomado depois, principalmente com crianças um pouco mais velhas.

Porém, há circunstâncias, em especial as que envolvem algum risco, que devem simplesmente ser interrompidas. Isso oferece segurança para a criança, pois além de protegê -la daquela situação, deixa marcas de que há um outro, adulto, responsável por impedi-la de ter certas atitudes que poderiam ter consequências com as quais a criança não conseguiria arcar.

Confira aqui o conteúdo completo.

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