Formação para professores foca em recuperação das aprendizagens

Percurso formativo on-line possui 22 horas de conteúdos para ajudar os estudantes na volta ao ensino presencial

Da redação Publicado em 30.06.2022
Na foto, uma mulher grisalha com uma blusa salmão mexe em um notebook.
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Resumo

Com seis cursos, a formação “Recuperação das aprendizagens” é voltada para educadores que buscam reverter os danos da pandemia na sala de aula.

Para auxiliar educadores, gestores públicos e técnicos de secretaria no retorno presencial às salas de aula com qualidade e cuidado, a formação “Recuperação das aprendizagens” oferece cursos on-line e gratuitos, focados em potencializar o planejamento educacional da escola, contribuindo com ações voltadas à redução das desigualdades ampliadas pela pandemia.

Produzida pelo Itaú Social em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, Undime (União dos dirigentes municipais de educação) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a infância), a formação possui aproximadamente 22 horas de carga horária, com seis cursos. Compõem o conteúdo programático temas como:

  • Busca ativa escolar: garantia integral de direitos de crianças e adolescentes
  • Acolhimento e clima escolar
  • Flexibilização curricular
  • Avaliação diagnóstica
  • Reorganização das atividades pedagógicas
  • Acompanhamento das aprendizagens

Com a pandemia de coronavírus, os desafios que ficam para a educação são inúmeros: acolher os estudantes de maneira plena e íntegra, cuidar da saúde mental dos educadores e oferecer um retorno presencial seguro, por exemplo. Quando o assunto é recuperação das aprendizagens, as perdas estimadas são de até quatro meses para linguagem e matemática, sendo crianças em situação de vulnerabilidade social as mais prejudicadas.

Para Tatiana Bello, gerente de implementação do Itaú Social, “o percurso foi pensado a partir do que seria a maior necessidade das redes públicas de educação, oferecendo subsídios e ferramentas ao educador. Os gestores são orientados a realizarem um planejamento que visa olhar para a criança buscando entender como ela está e como a escola garante o processo de aprendizagem”, explica, em nota. 

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