Rever os parentes, celebrar a vida e fortalecer os vínculos afetivos são algumas das possibilidades que o feriado de páscoa traz. Apesar do incentivo ao consumo de chocolates, é importante ressignificar a data e focar no que importa: passar um período feliz com quem amamos, construindo memórias afetuosas e que permaneçam no imaginário da criança – ao contrário de brindes, que logo ficarão esquecidos no fundo de alguma gaveta.
A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) alerta responsáveis a terem cuidado com brindes de ovos de páscoa de mercado (como bonecos, pulseiras ou carros), monitorando o consumo das crianças para que não aconteçam acidentes. Segundo o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), em 2021 foram relatados 60 acidentes no setor, 15% deles com produtos infantis, e 7% diretamente com brinquedos.
Vanessa Anacleto, co-fundadora do Milc (Movimento Infância Livre de Consumismo) escreveu sobre a alegria de criança não precisar de nota fiscal, desincentivando o consumo de ovos industrializados de um personagem infantil licenciado. Segundo ela, “o que importa para a criança é a vivência e não um brinde sem graça, criado para acabar numa gaveta ou caixa empoeirada repleta de tralhas iguais”, diz.
“A memória da Páscoa, cheia de significado, nos acompanha por anos”
A Páscoa não precisa ser mais um feriado do consumo: com alguns materiais e muita criatividade, o Lunetas separou ideias de atividades para curtir o período:
-
Pintar ovos de páscoa
Pintar ovos é uma atividade comum na região sul, mas o Brasil todo pode participar desse evento. Tire a tinta guache do armário e comece a brincadeira: podem ser ovos de isopor, de materiais recicláveis ou até mesmo de galinha. Dependendo do material utilizado, é possível rechear os ovos, com amendoim ou outros petiscos.
Após as pinturas, é possível realizar uma caça ao tesouro, escondendo eles no jardim, atrás do sofá ou em mais lugares acessíveis às crianças. Pegadinhas dos coelhos feitas com adesivos prontos ou talco têm o mesmo efeito de fazer de conta que o coelho acabou de passar por ali.
-
Fazer receitinhas em casa
As crianças querem colocar a mão na massa? Elas podem ser os chefs do dia fazendo com os responsáveis receitinhas de sobremesas simples e gostosas, como paçoca caseira, diversos tipos de danoninho caseiro (tem o de inhame e tem ideias da Bela Gil), bolinho de banana ou uma torta de limão. Se as crianças animarem, também é possível fazer ovos de chocolate em casa, que são mais baratos, criativos e divertidos do que os comprados no mercado.
Leia mais
Leia mais: Pintar ovos de Páscoa: a tradição que conecta adultos e crianças