Carregando...

Fada do Dente revela seu endereço em prol da pesquisa científica

Você coloca os dentes de leite da sua criança embaixo do travesseiro? Que tal mandá-los para a USP e contribuir com a pesquisa científica? Conheça o projeto
Fada do Dente Divulgação/O Endereço da Fada do Dente
  • Publicado em: 21.05.2019
por

Todos os dias – e provavelmente, enquanto você está lendo este texto – centenas de crianças perdem um dente pelo Brasil afora. Muitos vão parar embaixo do travesseiro, outros na gaveta, e outros tantos na lixeira.

Para aproveitar o potencial de pesquisa e evitar o descarte desses dentes, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) criou o projeto “O endereço da Fada do Dente“.

O objetivo é estimular nas famílias e nos pequenos a curiosidade de saber para que servem os dentes de leite, e incentivar a doação direcionada ao fomento da pesquisa científica.

Mas como assim?

Apesar de muita gente não saber disso, os dentes humanos são órgãos, e o estudo detalhado de suas células pode fornecer informações fundamentais sobre saúde, contribuindo no tratamento de doenças e transtornos diversos.

“Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco. Incentivar a doação de dentes extraídos para o nosso banco nos ajuda a descobrir novas maneiras de melhorar a vida das pessoas” conta o Prof. Dr. José Carlos Imparato, Coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP.

Para se familiarizar com a ideia

A USP criou alguns materiais para ajudar os pais e cuidadores das crianças a entender como funciona a doação de dentes para o projeto. Por meio de um filme de animação, um livro infantil (que pode ser baixado gratuitamente no site) e outras peças, a campanha busca incentivar as pessoas a conhecerem o site.

Depois disso, os interessados recebem em casa uma carta selada, pronta para a doação dos dentes, além de assinarem um termo de autorização obrigatório. Quem preferir, pode fazer a doação pessoalmente na universidade, localizada na avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, no Butantã.

Divulgação/O Endereço da Fada do Dente

Para aumentar as doações de dentes de leite que normalmente são descartados para seu banco de orgãos, a Faculdade de Odontologia da USP lançou a campanha “O Endereço da Fada do Dente”.

Leia mais:

Contadora de histórias explica o que é autismo para crianças

Resumo

O projeto "O endereço da Fada do Dente", da USP, foi criado com o objetivo de estimular nas famílias e nos pequenos a curiosidade de saber para que servem os dentes de leite, e incentivar a doação direcionada ao fomento da pesquisa científica.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp