Carregando...

Curso online ensina a proteger as crianças da violência sexual

Voltada para familiares e educadores, o curso visa construir ferramentas educativas para a prevenção de violência sexual contra adolescentes
Curso Tuca e Juba Divulgação/Instituto CORES
  • Publicado em: 08.10.2019
da Redação

A cada uma hora, quatro crianças são abusadas sexualmente no Brasil. O dado é da organização Childhood Brasil, e aponta para a realidade de milhares de famílias que, muitas vezes, nem sequer tem conhecimento de que a sua criança está sendo vítima de violência sexual infantil.

Pensando em levar conhecimento sobre o tema e levar à conscientização sobre a importância de os pais escutarem os filhos, o Instituto CORES, localizado em Goiás e referência no assunto no país, promove o curso online “Tuca e Juba – Prevenção da violência sexual para jovens“, conduzido por Julieta Jacob, educadora sexual, jornalista e mestre em Direitos Humanos pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Para participar, é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 90 para quatro módulos de aprendizagem. São eles:

  • Módulo 1 – Introdução à violência sexual
  • Módulo 2 – Adolescência
  • Módulo 3 – Consentimento
  • Módulo 4 – Como utilizar o livro “Tuca e Juba”

Além disso, o curso inclui também indicação de filmografia e bibliografia sobre o tema para trabalhar com as crianças e adolescentes, tanto em casa quanto no ambiente escolar. Os participantes recebem também uma avaliação de tutoria por e-mail. O curso é indicado para familiares de adolescentes, pessoas interessadas pelo tema, profissionais que trabalham nas área de educação, assistência social, saúde, direito e na rede de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A abordagem do curso é feita por meio de videoaulas, e-books, atividades avaliativas, entre outros.

O curso é baseado no livro infantojuvenil “Tuca e Juba“, que também trata do tema da prevenção do abuso sexual por meio da literatura, convidando meninas e meninos a refletirem sobre autoestima, consentimento, respeito e conhecimento do corpo. O livro está disponível para compra no site do projeto, clique aqui para saber mais.

Com personagens que desconstroem estereótipos e se aproximam da representação de pessoas reais, com toda a potência da diversidade, a obra é uma poderosa ferramenta de prevenção da violência sexual que dialoga de forma honesta e descomplicada com as leitoras e os leitores.

De acordo com um manual produzido pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência), estima-se que 1 em cada 3 garotas e 1 em cada 4 garotos são abusados sexualmente antes dos 18 anos. Cerca de 90% das vítimas são abusadas por pessoas que elas conhecem e nas quais confiam (pais, padrastos, tios, tias, avôs, avós, amigos da família).

“A informação é a forma mais eficaz de prevenção da violência sexual, pois diminui a vulnerabilidade de crianças e adolescentes. O conhecimento sobre o próprio corpo fortalece a autoproteção”
Tuca e Juba

Leia mais:

Educação sexual na infância: ‘informação protege’, diz pedagoga

Resumo

Conduzido pela educadora sexual e mestre em Direitos Humanos Julieta Jacob, o curso Tuca e Juba - Prevenção de violência sexual visa levar conhecimento sobre o tema para famílias ou profissionais que precisam aprender a lidar com o tema.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp