Criança vegetariana: não comer carne é prejudicial?

Alimentação vegetariana ou vegana desde a primeira infância. A nutricionista Karin Paciulo tira as principais dúvidas sobre o tema
Menina oriental, de cabelos pretos, come o brocólis que está em seu prato azul claro em cima de uma mesa de jantar.
  • Publicado em: 25.09.2017
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Na casa da carioca Carolina Jourdan, mãe do Miguel, de três anos, a carne não faz parte do menu dos adultos e nem das crianças. No lugar do ingrediente, uma grande variedade de feijões e lentilhas,diferentes verduras e ovo.

A mãe relata que a opção da família, muito criticada por familiares e amigos, é apoiada pelo pediatra que acompanha a criança. Além de muita variedade de legumes e frutas, Miguel também toma ômega 3, recomendação não obrigatória do pediatra, que a família acatou.

Mas, afinal, retirar a carne do cardápio das crianças pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento?

“Não é preciso ingerir carne para crescer forte e saudável”, afirma a nutricionista e professora de alimentação infantil Karin Paciulo

“Mas também engana-se quem acredita que a alimentação vegetariana sempre é benéfica, uma vez que existem alimentos muito calóricos”, completa.

iStock / boggy22

Muitas famílias relatam que seus filhos não querem comer carne de animais.

“A base da alimentação do Miguel é feijão sempre com beterraba ou quiabo, sempre acompanhado de uma verdura, como espinafre, bertalha, couve, abobrinha, couve flor… Todo dia ele come ovo e batata doce, aipim ou batata. À noite toma sopas variadas de legumes”, conta Carolina, sobre a alimentação do filho.

Sem carne, Miguel cresce saudável e apresenta um desenvolvimento pleno. “Ele quis provar peixe uma vez, e nunca mais pediu. Desde pequeno já diz que é vegetariano”, conta a mãe.

A seguir, confira as respostas da nutricionista Karin Paciulo sobre alimentação vegetariana na infância:

A partir de qual idade a criança pode se tornar vegetariana?

Se os pais são vegetarianos, a criança seguirá o padrão da família desde a introdução alimentar

Porém, é fundamental o acompanhamento com um nutricionista, para que o profissional possa elaborar um plano alimentar equilibrado para a criança e toda a família, e indicar suplementação adequada se necessário.

O vegetarianismo pode afetar o desenvolvimento da criança?

As proteínas são de grande importância para o desenvolvimento dos músculos e cognitivo e devem ser adequadas no caso de crianças vegetarianas e veganas

Para isso, é possível utilizar proteínas vegetais que de preferência contenham aminoácidos essenciais em sua composição. A vitamina B12 é essencial ao organismo, pois trabalha em conjunto com o folato na síntese de DNA e das células vermelhas do sangue. Sua falta pode indicar fadiga, letargia, fraqueza, perda de memória e problemas neurológicos e psiquiátricos.

Quais nutrientes não podem faltar?

Em fase de desenvolvimento, todos os nutrientes são importantes para uma criança. Por isso, a alimentação deve ser a mais variada possível, não permitindo que a criança caia no consumo apenas de carboidratos e açúcares, que é um grave erro, e que pode prejudicar muito o desenvolvimento da criança.

O ideal é ingerir alimentos ricos em substâncias como ferro, cálcio, ômega 3, proteínas e a famosa vitamina B12

Em alguns casos, só o cardápio não basta, é preciso suprir com suplementos, como o caso da B12. Mas sem crise! Existem pessoas que mesmo consumindo carne têm falta dessa vitamina, então não é fato isolado em vegetarianos.

Como fazer a substituição?

Para ter uma alimentação saudável e completa, você pode substituir alguns ingredientes. Por exemplo, vegetais verde-escuros e leguminosas são fonte de ferro. Inclusive, uma dica é combinar esses alimentos com outros ricos em vitamina C, pois ajudam na absorção.

Já para as crianças que consomem leite e derivados, a ingestão de cálcio não é problema. Brócolis, feijão e espinafre também podem ajudar nessa questão. As proteínas, muito importantes, podem ser encontradas em leguminosas, oleaginosas, tofu, ovos, leite e derivados.

Não se esqueça de oferecer ao seu filho uma lista diversificada de frutas, legumes e verduras

A banana é rica em vitaminas do complexo B, C e E, potássio, ferro e fibras, além dos açúcares naturais, ótimos para o fornecimento de energia.

Um cardápio sem os devidos nutrientes pode ser prejudicial para a formação e crescimento dos ossos, desenvolvimento cognitivo, sistema nervoso, sistema imunológico, entre outros.

 

Resumo

Não comer carne prejudica o desenvolvimento de uma criança? A nutricionista Karin Paciulo tira dúvidas sobre alimentação e desenvolvimento de crianças vegetarianas.
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