Carregando...

Ciranda de Filmes gira o país em mostra itinerante sobre infância

Em Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Curitiba e Porto Alegre, haverá documentários e animações para sensibilizar as pessoas sobre a temática das infâncias
Mostra Ciranda de Filmes iStock
  • Publicado em: 29.07.2019
  • Atualização: 30.07.2019
da Redação

A Ciranda de Filmes, primeira mostra exclusiva de cinema no Brasil com foco em infância, juventude e educação, agora está com o pé na estrada. Após cinco edições realizadas anualmente em São Paulo, o evento passa a abraçar outras cinco capitais em 2019: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Salvador – Porto Alegre – Curitiba | de 8 a 11 de agosto

Belo Horizonte – Brasília | de 15 a 18 de agosto

*Os ingressos custarão $ 5,00 (meia) e $ 10,00 (inteira) em todas as cidades, para qualquer sessão do evento

Todos anos anos, a Ciranda de Filmes oferece uma seleção de curtas e longas de vários formatos, nacionais e estrangeiros, além de rodas de conversa, vivências e oficinas com pensadores, educadores, artistas e cineastas que dialogam com os temas de cada edição. Os eixos principais deste ano são infância, espaços de aprendizagem e movimentos transformação, com a proposta de refletir sobre a formação do ser humano.

Neste primeiro contato com os telões de outras cidades, a seleção apresenta 17 títulos de uma retrospectiva de cinco anos do evento. Tem documentários, animações, ficções e bate-papos em duas cidades para sensibilizar cada um dos espectadores em relação à causa da infância. Em Salvador, quem abre a Ciranda de Filmes no dia 8 de agosto é a etnomusicóloga e educadora Lygia Hortélio, com o tema “A Criança Nova- A Criança Eterna”, antes da exibição dos filmes “Meninos e Reis” e “Mitã”.

Em Belo Horizonte, a cineasta Clarisse Alvarenga, fala sobre Brincar de Casinha com o Cinema, após a exibição de seu longa  Ô de Casa, no dia 15 de agosto.

Com a curadoria de Fernanda Heinz Figueiredo e Patrícia Durães, a proposta de retrospectiva volta às origens para incluir, além dos temas centrais, reflexões pautadas em edições anteriores: família, criança e natureza, protagonismo infantil, mestres, o que te nutre?, música e linguagem da vida.

Confira a programação completa da Ciranda de Filmes.

Leia também:

Ciranda de Filmes: 8 filmes sobre infância para soltar a emoção

 

Resumo

Entre 8 e 18 de agosto, a Ciranda de Filmes, única mostra exclusiva sobre infância no país, põe os pés na estrada e chega nos telões de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Os temas desta edição serão infância, aprendizagem e transformação.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp