Carregando...

Ciranda de Filmes: 8 filmes sobre infância para soltar a emoção

Na programação gratuita da Ciranda de Filmes, 8 produções para se reconectar com o olhar de deslumbramento das crianças sobre o mundo
Filmes sobre infância Divulgação
  • Publicado em: 23.05.2019
da Redação

Vem aí a 5ª Ciranda de Filmes. Trata-se do único festival que tem foco exclusivamente voltado para a cultura de infância. Com programação totalmente gratuita, o evento começa nesta quinta-feira, 23, e vai até domingo, 26, e acontece no Espaço Itaú de Cinema Augusta, na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

Tanto para quem vai conseguir ir pessoalmente conferir, quanto para quem está em outros Estados, preparamos uma seleção com alguns destaques da filmografia do festival. São filmes que valem a pipoca, e também uma nota na agenda, para não deixar de assistir em outro momento.

Nesta curadoria, consideramos especificamente filmes que falam sobre diferentes infâncias, e relembram nós adultos sobre a importância de se reconectar com o olhar de deslumbramento das crianças sobre o mundo. As produções vêm de países diversos – além do Brasil, México, Cuba, Áustria, Espanha, entre outros.

Prepara a pipoca, e inspire-se!

1. Alma carioca: um choro de menino (Brasil, 2002)
Nas primeiras décadas do século passado, um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro vê o surgimento do choro ao encontrar os grandes mestres desse gênero musical genuíno, e descobre tudo aquilo que traz dentro de si: uma alma carioca.
2. “Kinders” (Áustria, 2016)
O filme acompanha crianças e adolescentes de diferentes origens, a partir de suas vidas às vezes difíceis e confusas, algumas vezes engraçadas e ocasionalmente amargas. Todos eles participam do programa de educação musical (Superar), onde eles se desenvolvem e se tornam pessoas confiantes que aprendem sobre seus potenciais ocultos pelo poder da música.
3. “Cassiopeia” (México, 2017)
Uma menina tenta adaptar-se ao mundo real a partir das fantasias próprias de sua idade.
4. “Dente de leão” (Espanha, 2016)
Um menino africano brinca com dentes de leão que viajam por vários lugares até chegar à Europa, atravessando o Mar Mediterrâneo.
5. “Esteban” (Cuba, 2016)
Esteban é um garoto de 9 anos que acidentalmente descobre seu talento inato para a música. Apesar das dificuldades para alcançar o sonho de se tornar músico, sua perseverança transformará seu mundo e o daqueles que o cercam.
6. “O menino, a favela e as tampas de panela” (Brasil, 1995)
As peripécias do garoto Zezé para conseguir algumas tampas de panela com o objetivo de tocar na banda com seus amigos. Episódio brasileiro da série Abra porta, cada episódio mostrava a rotina de um país.
7. “Meus oito anos” (Brasil, 1956)
Ao som do poema musicado de Casimiro de Abreu, um homem rememora com nostalgia os tempos de criança: a vida no campo, a captura de passarinhos, o jogo de bolas de gude com os colegas, as brincadeiras com arco e perna de pau. Recorda-se também dos banhos de cachoeira, da pescaria, da companhia de uma menina, da ida à missa, da colheita de frutas (jabuticabas e pitangas) e do balanço na rede ao luar. E lembra-se da praia, das ondas do mar e do céu nublado de sua infância.
8. “Maré capoeira” (Brasil, 2005)
Maré é o apelido de João, um menino de 10 anos que sonha em ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. O curta mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra.

Leia também:

Lydia Hortélio estará em bate-papo gratuito na Ciranda de Filmes

Resumo

Selecionamos 8 filmes sobre infância da programação da Ciranda de Filmes para se inspirar e se reconectar com o olhar de deslumbramento das crianças. O evento acontece entre os dias 23 e 26 de maio, no Espaço Itaú de Cinema Augusta.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp