Brincadeiras de verão: 10 atividades para curtir dias ensolarados

Para você que está precisando de inspiração para um dia de calor, essa lista traz dez atividades para aproveitar o verão
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 08.01.2016
  • Atualização: 07.01.2022

Sol, calor e muita energia: o verão chegou! Acompanhado das férias dos pequenos, o verão exige muita criatividade e inspiração para renovar o repertório de atividades para fazer nesse período. Se os dias não estiverem cheios e der para encaixar novas sugestões do que fazer, o parceiro TempoJunto dá sugestões de brincadeiras de verão que, com certeza, vão fazer sucesso com as crianças. Não esqueça da garrafinha de água e do protetor solar.

Brincadeiras de verão: 10 ideias criativas para dias de sol

1  Criar um circuito de atividades na calçada

Com um giz de cera e criatividade, é esperada muita correria e diversão! Crie séries de atividades desenhando no chão por onde as crianças devem passar. Seja correndo, andando ou pulando com um pé só, as possibilidades são gigantes.

2  Pintar a calçada com água

Está sem giz por perto ou achou complicado planejar um circuito? Não tem problema! Arranje pincéis e água para pinte os muros e as calçadas.

3  Fazer uma cascata de garrafas

Um pedaço de madeira, garrafas pet, tesoura e cola quente: com quatro materiais, é possível montar uma estrutura de cascata junto das crianças. É importante que um adulto realize o manuseio da cola quente e tesoura.

4  Pintura com flores

Que tal começar a utilizar flores como pincéis? O Lunetas também traz receitas de tinta comestível para deixar a brincadeira mais sustentável!

5  Fazer uma sopa de fada

Flores, folhas, conchas e pedras, juntas, permitem que a criança crie uma saborosa “sopa de fada” para brincar. Não se esqueça de supervisionar, pois a sopinha não é comestível, combinado?

6  Acerte o alvo com esponja

Em uma calçada, utilize gizes de cera coloridos para desenhar um alvo. Com esponjas velhas, molhadas ou não, sua competição de tiro ao alvo já está pronta!

7  Derreter giz de cera

Sobraram pedacinhos de giz de cera das brincadeiras anteriores? Você pode separar  os pedaços por cores parecidas ou realizando misturas. Corte-os em pedaços com cerca de 1,25cm de comprimento, coloque em um recipiente para micro-ondas e derreta de dois a quatro minutos, parando a cada 30 segundos para mexer. Após derreter, coloque em forminhas e/ou moldes e deixe na geladeira por cerca de uma hora.

8  Navegar em barquinhos de gelo

Para essa atividade são necessários canudinhos, copos pequenos, fita, papel e tesoura. Dobre uma parte do canudinho e cole com a fita no fundo do copo. Coloque água até a metade do copo e deixe no congelador/freezer por algumas horas. Após congelar, utilize água para desenformar e voilá! Chame as crianças e deixe que elas construam seus próprios navios piratas, utilizando papel para fazer uma vela nos canudinhos. Refrescante e divertido.

9  Caça ao tesouro no gelo

Das brincadeiras de verão, essa com certeza é uma das mais desafiadoras. Coloque pequenos brinquedos em um recipiente grande (e que caiba no congelador/freezer!). Encha de água e utilize corantes para dar um toque especial na artimanha. Após congelar, desenforme e deixe que as crianças quebrem o gelo para começarem a encontrar tesouros gelados.

10  Pintar camiseta com guerra de balão de tinta

Essa brincadeira requer camisetas velhas, espaço aberto e muita disposição, pois é uma das atividades mais bagunceiras possíveis. Dilua tintas de tecido coloridas na água, encha balões com as misturas e comece a guerra! É importante que as crianças usem óculos de proteção, para que a tinta não atinja seus rostos.

Leia mais

Tudo é brinquedo: 7 materiais para reciclar com as crianças

 

Resumo

O sol abriu e o céu ficou azul? Então, partiu brincar! O parceiro Tempojunto selecionou 10 atividades para aproveitar o verão com muita energia e criatividade.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts