Arraiá em casa: 5 dicas para organizar uma festa para as crianças

Quermesses podem ter sido canceladas este ano, mas isso não nos impede de trazer o clima da festa caipira para dentro de casa
Festa junina: uma mãe abraça o filho vestido de caipira, com camisa xadrez e chapéu de palha iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 10.07.2020
da Redação

A festa junina é uma tradição brasileira tão gostosa que demos um jeitinho de estendê-la até o mês de julho. Embora não haja perspectiva de dançar quadrilhas todo mundo junto em volta de fogueiras este ano, ainda dá para usar a criatividade e improvisar um arraial em casa mesmo. As crianças vão adorar!

“Pula a fogueira iaiá, pula a fogueira ioiô, cuidado para não se queimar…”

Para ajudar com os preparativos, separamos algumas dicas bem simples para organizar uma festa completa, com música, decoração, comidinhas típicas e muitas brincadeiras. Anote aquelas ideias que são possíveis de adaptar aí na sua casa e garantir a diversão para a família toda, em segurança.

Os preparativos vão ser ainda mais divertidos se os pequenos participarem, além de ser uma forma de estimular a imaginação e a habilidade com trabalhos manuais, sem muita preocupação com o resultado. Todos prontos?

1. Decoração

As bandeirinhas costumam colorir o céu em contraste com o azul, e podem ser feitas de jornal ou folhas de revista também. Se você tem papel de seda, celofane ou papelão, dá até para providenciar balões e uma fogueira! Se não, use papel branco mesmo e peça para as crianças pintarem à vontade com tinta ou canetinha.

2. Roupas

Capriche no visual recuperando vestimentas típicas da festa de anos passados. Camisa xadrez, vestidos coloridos e chapéus de palha têm destaque no figurino. As bochechas rosadas com pintinhas feitas com lápis garantem o charme final para acompanhar as famosas tranças e muita fita colorida. Para os meninos, o bigodinho é a graça.

3. Música

Para criar a playlist, consulte a criançada e considere o gosto musical de cada um. Vale incluir músicas atuais para que a festa fique bem animada, mas não podem faltar alguns clássicos juninos, principalmente na hora da quadrilha. Precisa ensaiar bem, hein!

4. Comidas

Quem concorda que a melhor parte da festa junina são os quitutes? Algumas receitas temáticas já bastam para dar o clima e matar a vontade de ir a uma quermesse, como bolo de fubá com goiabada, doces com amendoim e muita pipoca.

5. Brincadeiras

Chegamos ao que interessa de verdade, não é mesmo crianças? Anote as dicas a seguir para montar a barraquinha mais disputada da festa junina aí no seu quintal ou na sala de casa mesmo. Vale até fazer “fichas” para cada atração e distribuir prendas aos vencedores!

  • Pescaria
    Os peixinhos podem ser feitos com copos ou potinhos descartáveis, finalizando os detalhes dos olhos e da boca com canetinha. Dá também para usar feltro ou papelão para recortar o formato dos peixinhos. Para o gancho e o anzol com imã na ponta, use arame ou clipes. Se quiser simplificar ainda mais, coloque peixes de plástico ou borracha em uma bacia e improvise a redinha com uma peneira de cozinha.
  • Acerte a lata
    Depois de separar latinhas do mesmo tamanho (bem limpas e sem partes cortantes), vale encapá-las ou criar pinturas divertidas para decorá-las. Use uma bolinha de meia ou de borracha para derrubar as latas. Só mirar bem!
  • Caixa secreta
    Faça um buraco em uma caixa de papelão por onde a criança deve colocar a mão para tentar adivinhar com o tato um dos objetos escondidos lá dentro.
  • Argola
    Faça furos em pratos de papelão, transformando-os em argolas. Os pinos podem ser rolos de papel toalha, alumínio ou higiênico pintados e decorados ou garrafas cheias de água, para ficarem mais pesadas e não caírem com facilidade.
  • Pula fogueira
    Separe uns rolos de papel toalha ou alumínio para simular a lenha e invista em papéis celofane em tons de vermelho e amarelo para o fogo. Aí é só preparar o melhor salto!
  • Tiro ao alvo
    Corte furos de tamanhos diferentes em uma caixa de papelão e pinte a pontuação de cada um. Os buracos devem ser compatíveis com a bolinha usada na brincadeira e com a idade da criança. Quanto maior o alvo, mais fácil.
  • Agarre o porquinho
    Encha bexigas e faça desenhos de porquinhos em cada uma. Delimite uma área, coloque todos os balões lá e solte o pequeno no meio do “curral”.
  • Boca do palhaço
    Separe galões de água vazios ou caixas de papelão e recorte grandes bocas neles. O objetivo é acertar as bolinhas improvisadas com papel alumínio ou recortes de revista no buraco, ou melhor, na boca do palhaço!
  • Ovo na colher
    Se não tiver um quintal, evite a sujeira – e o desperdício – trocando o ovo por uma bexiga com água, por exemplo. É só questão de equilíbrio para atravessar um percurso sem deixar o objeto cair da colher, que deve ser levada na boca!
  • Correio elegante
    Os recadinhos não precisam ser necessariamente para a paquera. Recorte corações de papel a serem preenchidos pelos pequenos com desenhos ou mensagens carinhosas a serem enviados para amigos ou familiares.

Leia mais

Por festas juninas que celebrem a diversidade e a equidade

Resumo

Basta usar a criatividade para adaptar a festa e realizar um arraiá em casa! Para ajudar com os preparativos, separamos algumas ideias bem simples e divertidas.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail