Arraiá em casa: 5 dicas para organizar uma festa para as crianças

Quermesses podem ter sido canceladas este ano, mas isso não nos impede de trazer o clima da festa caipira para dentro de casa

Da redação Publicado em 10.07.2020
Imagem de uma mãe abraçando seu filho vestido de caipira, com camisa xadrez e chapéu de palha.
OUVIR

Resumo

Basta usar a criatividade para adaptar a festa e realizar um arraiá em casa! Para ajudar com os preparativos, separamos algumas ideias bem simples e divertidas.

A festa junina é uma tradição brasileira tão gostosa que demos um jeitinho de estendê-la até o mês de julho. Embora não haja perspectiva de dançar quadrilhas todo mundo junto em volta de fogueiras este ano, ainda dá para usar a criatividade e improvisar um arraial em casa mesmo. As crianças vão adorar!

“Pula a fogueira iaiá, pula a fogueira ioiô, cuidado para não se queimar…”

Para ajudar com os preparativos, separamos algumas dicas bem simples para organizar uma festa junina completa na quarentena em casa, com música, decoração, comidinhas típicas e muitas brincadeiras. Anote aquelas ideias que são possíveis de adaptar aí na sua casa e garantir a diversão para a família toda, em segurança.

Os preparativos vão ser ainda mais divertidos se os pequenos participarem, além de ser uma forma de estimular a imaginação e a habilidade com trabalhos manuais, sem muita preocupação com o resultado. Todos prontos?

Dicas para festa junina em casa na quarentena

  • 1. Decoração

As bandeirinhas costumam colorir o céu em contraste com o azul, e podem ser feitas de jornal ou folhas de revista também. Se você tem papel de seda, celofane ou papelão, dá até para providenciar balões e uma fogueira! Se não, use papel branco mesmo e peça para as crianças pintarem à vontade com tinta ou canetinha.

  • 2. Roupas

Capriche no visual recuperando vestimentas típicas da festa de anos passados. Camisa xadrez, vestidos coloridos e chapéus de palha têm destaque no figurino. As bochechas rosadas com pintinhas feitas com lápis garantem o charme final para acompanhar as famosas tranças e muita fita colorida. Para os meninos, o bigodinho é a graça.

  • 3. Música

Para criar a playlist, consulte a criançada e considere o gosto musical de cada um. Vale incluir músicas atuais para que a festa junina na quarentena fique bem animada, mas não podem faltar alguns clássicos juninos, principalmente na hora da quadrilha. Precisa ensaiar bem, hein!

  • 4. Comidas

Quem concorda que a melhor parte da festa junina são os quitutes? Algumas receitas temáticas já bastam para dar o clima e matar a vontade de ir a uma quermesse, como bolo de fubá com goiabada, doces com amendoim e muita pipoca.

  • 5. Brincadeiras

Chegamos ao que interessa de verdade, não é mesmo crianças? Anote as dicas a seguir para montar a barraquinha mais disputada da festa junina aí no seu quintal ou na sala de casa mesmo. Vale até fazer “fichas” para cada atração e distribuir prendas aos vencedores!

  • Pescaria: Os peixinhos podem ser feitos com copos ou potinhos descartáveis, finalizando os detalhes dos olhos e da boca com canetinha. Dá também para usar feltro ou papelão para recortar o formato dos peixinhos. Para o gancho e o anzol com imã na ponta, use arame ou clipes. Se quiser simplificar ainda mais, coloque peixes de plástico ou borracha em uma bacia e improvise a redinha com uma peneira de cozinha.
  • Acerte a lata: Depois de separar latinhas do mesmo tamanho (bem limpas e sem partes cortantes), vale encapá-las ou criar pinturas divertidas para decorá-las. Use uma bolinha de meia ou de borracha para derrubar as latas. Só mirar bem!
  • Caixa secreta: Faça um buraco em uma caixa de papelão por onde a criança deve colocar a mão para tentar adivinhar com o tato um dos objetos escondidos lá dentro.
  • Argola: Faça furos em pratos de papelão, transformando-os em argolas. Os pinos podem ser rolos de papel toalha, alumínio ou higiênico pintados e decorados ou garrafas cheias de água, para ficarem mais pesadas e não caírem com facilidade.
  • Pula fogueira: Separe uns rolos de papel toalha ou alumínio para simular a lenha e invista em papéis celofane em tons de vermelho e amarelo para o fogo. Aí é só preparar o melhor salto!
  • Tiro ao alvo: Corte furos de tamanhos diferentes em uma caixa de papelão e pinte a pontuação de cada um. Os buracos devem ser compatíveis com a bolinha usada na brincadeira e com a idade da criança. Quanto maior o alvo, mais fácil.
  • Agarre o porquinho: Encha bexigas e faça desenhos de porquinhos em cada uma. Delimite uma área, coloque todos os balões lá e solte o pequeno no meio do “curral”.
  • Boca do palhaço: Separe galões de água vazios ou caixas de papelão e recorte grandes bocas neles. O objetivo é acertar as bolinhas improvisadas com papel alumínio ou recortes de revista no buraco, ou melhor, na boca do palhaço!
  • Ovo na colher: Se não tiver um quintal, evite a sujeira – e o desperdício – trocando o ovo por uma bexiga com água, por exemplo. É só questão de equilíbrio para atravessar um percurso sem deixar o objeto cair da colher, que deve ser levada na boca!
  • Correio elegante: Os recadinhos não precisam ser necessariamente para a paquera. Recorte corações de papel a serem preenchidos pelos pequenos com desenhos ou mensagens carinhosas a serem enviados para amigos ou familiares.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS