Milho, canela e pipoca: mais receitas juninas para as crianças

Dicas para aproveitar as comidinhas da época para estimular o filhote nas descobertas sensoriais.
Gourmet JR.
  • Publicado em: 25.06.2018

Ainda é junho! Quando a gente pensa nos arraiás, sempre vem lembranças das cores das bandeirinhas, do cheiro da canela dos doces típicos, do calorzinho da fogueira e das músicas tradicionais tocando ao fundo. A sugestão de Camila Verdeja, criadora do Gourmet Jr., é aproveitar essa época para estimular um pouco mais os sentidos do filhote e apresentar mais texturas, cheiros e sabores das receitas juninas.

Confira as receitas

Milho refogado com pimentões

Os grãos dessa receita de milho refogado iniciam os pequenos que já mastigam (acima de uma ano) no incrível mundo da crocância. Misturar com esse creme de milho é uma boa opção para adicionar cremosidade ao prato. Para os maiores, além desse cereal in natura, é possível oferecer pipoca para eles se deliciarem com a textura e o som crocante.

Ingredientes

2 xícara de milho cozido (fresco ou congelado)
1/2 xícara de pimentões coloridos picados (verde, amarelo e vermelho)
1/2 cebola picada
1 tomate picado
o1 dente de alho espremido
1 colher de sobremesa de cheiro-verde ou cebolinha picada
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Aqueça o azeite em um panela. Acrescente a cebola e os pimentões. Deixe refogar, sempre mexendo, até a cebola começar a ficar transparente. Acrescente o alho. Quando dourar, junte o tomate e o milho.

Cozinhe por cinco minutinhos. Desligue o fogo e coloque as ervas frescas. Ele pode ser servido como acompanhamento de carnes grelhadas ou com o creme de milho.

Creme de banana com abacate e canela

Esse creme de banana com abacate e canela pode ser a porta de entrada dos bebês para o maravilhoso mundo das especiarias! Se for possível, dê a canela em pau (ou em pó em um saquinho de pano bem amarrado) para eles sentirem o cheiro da especiaria.

Preparação 10 minutos e rende uma porção

Ingredientes

1/2 banana
1/4 de abacate manteiga ou 1 avocado
2 colheres sopa iogurte natural
1 pitada de canela
1/4 de xícara de leite (para os bebês menores de um ano, pode substituir por fórmula ou leite materno)

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes no processador e bater até formar um creme. Pode utilizar também um mixer ou liquidificador. Caso queira uma textura diferente, ao invés de bater, amasse e misture os ingredientes em uma tigela.

Sirva em um potinho. Se quiser estimular mais um pouquinho o olfato e o paladar dos pequenos, coloque por cima mais uma pitada de canela.

Resumo

Nosso parceiro Gourmet Jr. dá dicas para aproveitar os alimentos da época e indica mais duas receitas de comidinhas para a festa junina.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts