Poema ilustrado ‘A árvore em mim’ convida à contemplação

Primeiro livro de Corinna Luyken publicado no Brasil traz a vivacidade da infância em contato com a natureza

Da redação Publicado em 06.12.2022
Ilustração que abre o livro A árvore em mim, em que uma criança olha para a copa de uma árvore florida em que tons de rosa predominam.
OUVIR

Resumo

Com texto rimado e cores vibrantes, o poema ilustrado da autora norte-americana Corinna Luyken resgata a alegria das crianças no contato com a natureza, convidando-as a pausar e contemplar.

Pequenos versos de um poema ilustrado, na medida para serem lidos em voz alta, nos convida – crianças e adultos – à pausa. Enquanto acompanhamos a jornada de um menino pela natureza, com a vivacidade comum à infância, temos tempo para balançar com as crianças e, depois de tantas brincadeiras, descansar à sombra. Essa é a obra “A árvore em mim”, de Corinna Luyken.

“A árvore em mim”, Corinna Luyken (Pequena Zahar)

Construído a partir de cenas de crianças se divertindo ao ar livre, “A árvore em mim” explora as várias maneiras como nós, seres humanos, somos fortes, criativos e conectados uns aos outros. A beleza e a graciosidade das ilustrações fazem com que os leitores queiram se transportar para dentro do livro. Já o estilo de escrita é simples e ritmado, com frases curtas que despertam os sentidos ao longo da leitura – boa de ser feita em voz alta.

Essa jornada poética transcorre em meio à natureza. E as cores vibrantes tornam ainda mais vistosos os caminhos por onde o leitor percorre os olhos. As personagens são elementos que compõem esse cenário. Arvores, seus frutos, troncos e copas. Os animais que nela se escondem, as crianças que tornam seus galhos apoio para escalar e balançar. Chuva, lama, vento, céu, rio. A partir da poesia de Corinna Luyken, entendemos que nós também somos a natureza:

Há diversas possibilidades de leitura. Mas, em pelo menos uma delas, não deixe de apreciar as imagens em silêncio para ir desvendando devagar a forma como a natureza nos acolhe. E como também estamos conectados a tudo à nossa volta. 

O poder das palavras

“Minha mãe adorava poesia. Por isso, compartilhou seu amor pelo som da língua comigo desde muito cedo. Quando eu era menina, ela lia para mim”, conta em entrevista Corinna, a autora norte-americana que cresceu em uma casa cheia de livros.

É provável que memórias como as da autora, guardadas em um lugar especial da infância que nos habita, sejam despertadas ao longo da leitura, até com aroma e sabor. Além da poesia, é com lápis, guache e tinta, materiais utilizados para ilustrar o livro, que Corinna Luyken nos convida a buscar a árvore em nós.

Image

Divulgação

Imagens do miolo do livro "A árvore em mim", de Corinna Luyken

Image

Divulgação

Imagens do miolo do livro "A árvore em mim", de Corinna Luyken

Image

Divulgação

Imagens do miolo do livro "A árvore em mim", de Corinna Luyken

Image

Divulgação

Imagens do miolo do livro "A árvore em mim", de Corinna Luyken

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS