Um olhar para as infâncias conectadas
Publicado em: 26.06.2020Um mundo hiperconectado dá as boas-vindas às novas gerações. Recebidas à luz deste ambiente digital e nele se desenvolvendo, crianças entram em contato cada vez mais cedo com a tecnologia como extensão de si mesmas.
Para entender como as múltiplas infâncias brasileiras se relacionam com o meio virtual e como podem atuar ativamente na construção desse espaço, o Lunetas conversou via plataformas digitais com 32 crianças de todos os Estados, de diferentes classes sociais e etnias, com e sem deficiência. Foi interessante e até surpreendente perceber a disponibilidade das crianças em compartilharem suas percepções sobre o tema e a vontade de serem ouvidas.
O resultado dessas conversas você confere em uma série de vídeos e infografias. O material mostra como as crianças pensam e sentem sobre o ambiente digital, quais são as oportunidades e os desafios do espaço virtual e como é possível usar a internet para expressarem suas individualidades e opiniões. Trazemos também reportagens para discutir mediação parental, o impacto das telas no desenvolvimento infantil, a tecnologia como aliada no aprendizado de crianças com deficiência, exemplos de jovens que usam plataformas digitais para gerar impacto social e um olhar sobre as infâncias que não acessam o direito à internet.
Uma vivência plena da infância é corresponsabilidade de famílias, educadores, empresas, plataformas de tecnologia e governos, mas também envolve a livre manifestação das crianças em relação aos assuntos que lhes afetam. Só assim podemos contribuir de fato com uma experiência digital ética, segura, inclusiva e criativa para todos.