Férias escolares: brincadeiras para levar os filhos ao trabalho

Primeira dica é: chegue mais cedo e faça um tour com seu filho pelo escritório. Sem a pressão de ter que cumprimentar todo mundo

Tempojunto Publicado em 03.07.2015
Filhos no trabalho: foto de uma criança que olha para um jogo em cima de uma mesa e coloca uma das mãos na cabeça.
OUVIR

Resumo

Brincadeiras que ajudam a passar o tempo, com bom humor, sem apelar tanto para os tablets ou celulares.

O site Tempojunto surgiu a partir da vontade da publicitária Patrícia Marinho de melhorar a qualidade do tempo que ela passa juntos com as filhas. Ela constatou que brincar junto, além de ser divertido, aproxima, reúne e cria um repertório comum de assuntos que enriquece a vida da família. Desta vez, a dica é para as férias escolares, quando é necessário levar as crianças ao escritório: brincadeiras quando os filhos estão no trabalho com o pai ou a mãe.

Umas das lembranças mais presentes na memória da Patricia Camargo é ela acompanhando a mãe no trabalho ou porque a empregada havia faltado, ou porque a tia não conseguiria “quebrar o galho” naquele dia.

Neste período de férias, pode ser que seja necessário você aí fazer o mesmo não é? Pois esta semana, o Tempojunto separou ideias de 10 brincadeiras para quando você levar os filhos no seu trabalho que ajudam a passar o tempo, com bom humor, sem apelar tanto para os tablets ou celulares.

Dica da Patrícia: “Chegue mais cedo e faça um tour com a criança pelo escritório. Sem a pressão de ter que cumprimentar todo mundo. Eu morria de vergonha e ficava emburrada. Mas as crianças são curiosas e se você não deixá-la explorar de cara, terá um problema. Isso vale mesmo quando ela já foi anteriormente.

Brincadeiras para divertir os filhos no trabalho

  • 1. Quebra-cabeças

O quebra-cabeças é atividade na qual a criança consegue se concentrar mais. Ele funciona muito bem. No caso do seu trabalho, a sugestão é levar um novo, mas não tão complicado a ponto do seu filho não conseguir resolver sozinho. Ou apresente um já conhecido, mas um pouco mais complexo.

  • 2. Brincar de trabalho da mamãe e do papai

Criança gosta de imitar os adultos. É parte do faz de conta, especialmente a partir dos 3 ou 4 anos. Então, deixe que ele tenha o gostinho de fazer algo que se aproxime do que você faz.

  • 3. Atividades sensoriais

Veja aqui uma lista atividades sensoriaisque podem distrair um bebê ou criança menor. Que tal usar um quadro sensorialou levar umagarrafa sensorial e blocos grudentos? Ou atéusar gel?

Você pode preparar algumas delas e ir apresentando ao bebê aos poucos, dando intervalos. Se ele estiver do seu lado, provavelmente ficará um bom tempo distraído com as brincadeiras.

  • 4. Pinturas que não sujam

Aprenda aqui como fazer pintura sem sujeira para bebês. Você pode levar para o seu trabalho mais do que um envelope plástico, alterando as cores e o objeto dentro do saquinho. Pedrinhas, macarrão parafuso, grãos são outras opções que servirão até para a criança comparar os resultados das artes depois.

  • 5. Caixa surpresa com lápis e livros de colorir

Outra coisa que funciona, caso seu filho goste de desenhar e pintar é montar umacaixa ou pasta surpresaque ele só poderá abrir quando chegar no seu trabalho. Dentro, um ou mais livros de colorir e giz de cera. Meus filhos ficam por 30 ou 40 minutos no mínimo nesta atividade.

  • 6. Montar conjuntos fotografados de Lego

Está certo que esta brincadeira requer uma produção prévia. Mas é uma atividade que mantém as crianças concentradas. Você precisacriar figuras a partir de peças de Lego, e fotografá-la. A dificuldade da montagem é você quem decide. Faça pelo menos 5 figuras diferentes.

Em seguida, coloque em uma caixa as peças de Lego e as fotos impressas e deixe seu filho se divertir.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS