Tempo livre: 10 brincadeiras para fazer em casa durante as férias

Festa do pijama ou um acampamento na sala: transforme mais uma etapa do dia, que é dormir, em algo divertido

Da redação Publicado em 15.01.2018
Menina sorrindo para a câmera em baixo de almofadas

Resumo

Festa do pijama, gincanas, acampamento na sala, brinquedo de sucata, caça ao tesouro: escolha uma brincadeira e proponha algo diferente para as crianças.

As férias ainda não acabaram. Para aproveitar os dias com as crianças, mesmo quando não exista outra opção a não ser ficar em casa, nosso parceiro Tempojunto elaborou uma lista com dez brincadeiras para fazer em casa.

Para Patrícia Marinho, autora das sugestões, o mais legal dasférias é ter a liberdade desair da rotinae fazer coisas que não são possíveis duranteo cotidiano tradicional “Eu, pelo menos, adoro a ideia de construir na cabeça das crianças a memória de que esse período é especial, mesmo que não consiga viajar.”

Por isso, ela pensou em soluções para aproveitar o final de semana, os dias da semana e as noites também.Veja abaixo!

Brincadeiras para fazer nas férias em casa

  • Festa do pijama

As crianças amam! Aproveite uma noite de semana comum e faça umafesta do pijama. O legal é marcar essa época com a possibilidade de “não ter hora para acordar”. O desafio é garantir que os pais durmam mais tarde do que o normal para garantir a brincadeira. É um jeito divertido de surpreender as crianças quando você chega do trabalho.

Festa do pijama ou um acampamento na sala: transforme mais uma etapa do dia, que é dormir, em algo divertido
  • Acampamento na sala

Uma alternativa para a festa do pijama, mas que também funciona para os pais que não conseguiram tirar férias, é um acampamento na sala. Você pode ter mais informações sobre essa e outras ideiasclicando aqui.

  • Banca de vendas

Que tal umabanca para vender produtospara os vizinhos? Essa é uma ideia que ocupa a semana toda. Primeiro é preciso combinar o que as crianças farão em casa para vender. Pulseiras? Sorvete? Suco? Depois, dependendo da escolha, as crianças passam a semana preparando a mercadoria e organizando os materiais da vendinha. Por exemplo, eles podem fazer os cartazes para a divulgação.

  • Pintura com plástico bolha no pé

Essa é uma opção muito divertida e simples de fazer.Veja o vídeo abaixo para entender melhor como funciona a brincadeira.

  • Pintura com tinta de creme de barbear

Se você gosta da ideia de aproveitar o final de semana para fazer arte, outra dica é fazertinta caseira com creme de barbear. Funciona bem com crianças a partir de 3 anos. Clique aqui para aprender.

  • Gincana

Se você tiver mais que um filho ou puder chamar os amigos e primos para brincar também, uma ótima sugestão é fazer uma gincana bem animada com as crianças. Você pode fazer uma competição entre quem cria uma torre de blocos mais rápido, brincar de passar a bexiga e outras30 opções mapeadas pelo Tempojuntos. Clique aqui para acessar

  • Caça ao tesouro

Essa é outra opção muito divertida. A caça ao tesouro pode acontecer por meio de pistas, charadas ou outros tantos elementos que deixam a brincadeira mais legal. Aqui você encontra uma lista de possibilidade e o vídeo abaixo também pode te inspirar.

  • Criar uma história em quadrinhos

História em quadrinhos é um projeto que pode envolver as crianças por muitos dias. Os cuidadores podem, inclusive, criar uma dinâmica de acompanhamento. Para ter mais ideias, clique aqui. Neste link já tem o caminho para baixar e imprimir as folhas em branco.

Estimule as crianças a criarem uma história em quadrinhos ou uma peça de teatro
  • Fazer um brinquedo de sucata

Combine que as crianças serão responsáveis porcriar um brinquedo sozinhas, por etapas, se já tiverem idade para isso. Fazer um pouco por dia também é uma opção, no período da noite,após a chegada do trabalho.

  • Teatro de sombras

No final de semana, construa umteatro de sombrascom as crianças, do jeito que preferirem. Durante a semana, estimule os pequenos a criarem suas próprias peças para apresentarem para toda a família.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS