Feira de Trocas: um novo significado para os brinquedos usados

Uma maneira engajada e divertida de repensar a forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças

Da redação Publicado em 05.10.2017
Close de duas mãos de crianças trocando brinquedos

Resumo

A iniciativa foi elaborada para que qualquer pessoa, em qualquer lugar consiga realizar uma Feira. Veja como criar uma na sua cidade.

Durante o Mês das Crianças, para fomentar formas de viver menos atreladas ao consumo, e mais comprometidas com a sustentabilidade e a economia colaborativa, o Criança e Consumo lançou uma grande campanha para estimular famílias, educadores, vizinhos, entre outros grupos, a organizarem suas próprias Feiras de Troca.

Nesses encontros, organizados pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, desde 2012, além de momentos de diversão, crianças e adultos também têm a oportunidade de praticarem o desapego e darem um novo significado para os brinquedos usados. A ideia é estimular crianças e suas famílias a trocarem brinquedos, em vez comprar.

“As crianças são impactadas diariamente por publicidades dirigidas a elas que estimulam o consumo inconsequente e, nesse período que antecede o dia das crianças, o volume só aumenta. A Feira de Trocas de Brinquedos é uma alternativa sustentável de lazer que envolve reflexões sobre consumo, estimula a colaboração, socialização e criatividade entre as crianças, pois possibilita que elas deem um novo significado aos seus brinquedos”, diz Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo.

Dando fôlego a esse movimento, no próximo dia 12, quinta-feira, o programa realizará uma feira em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira.  Com entrada gratuita, a Feira será realizada das 12h30 às 15h30, na área externa do museu.

Image

Uma maneira engajada e divertida de repensar a forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças.

Ao longo dos próximos dias, muitas feiras acontecerão em diversas cidades brasileiras, para participar, basta comparecer com as crianças e os brinquedos a serem trocados. Veja as próximas datas e locais aqui.

Que tal organizar sua própria feira de trocas?

Gostou da ideia e quer organizar uma feira para sua comunidade? O Criança e Consumo preparou algumas dicas para te ajudar nessa missão:

  • Aqui está um guia com orientações práticas sobre o que fazer antes, durante e depois da Feira.
  • Para garantir que tudo transcorra bem, leve impresso no dia esse arquivo com os combinados da feira e coloque em um lugar visível.
  • Para convidar seus amigos, você pode completar esse material com as informações da sua Feira e enviar por e-mail, whatsapp, divulgar nas suas redes, espalhar virtualmente.
  • Para divulgar, coloque as informações da sua Feira nos espaços em branco deste arquivo, imprima o cartaz e cole em pontos de interesse da comunidade (creches, escolas, centros comunitários, restaurantes, etc.).
  • Nos avise do evento. Se você tiver interesse, cadastre aqui sua Feira que podemos divulgar na agenda do site e no nosso Facebook.

Inspire-se com esse vídeo:

 

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS