‘Um dia no parque’ convida crianças a se conectarem com natureza

iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 22.07.2022
da Redação

Após dois anos com atividade híbridas, o evento “Um dia no parque” (UDNP) retorna no dia 24 de julho, em sua quinta edição, com a proposta de que as crianças possam descobrir, com suas famílias e amigos, as Unidades de Conservação (UCs), parques e praças urbanas perto de suas casas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Alana em 2021, de cada 10 horas de vida de uma criança, ela passa nove horas em ambientes fechados, rodeada por concreto. Por isso, além de aproveitar as férias em espaços ao ar livre, os pequenos, especialmente os que vivem nas cidades, têm a oportunidade de estar em contato com a natureza e aproveitar os benefícios dessa relação, como o desenvolvimento físico e cognitivo. 

O Brasil tem mais de 2.500 Unidades de Conservação (UC), divididas entre as de Uso Sustentável, como as Reservas Extrativas, e as de Proteção Integral, como os parques. Todos os estados do país têm UCs, tanto federais, como estaduais e municipais, além das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que são criadas por pessoas físicas ou jurídicas e são a única categoria particular do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), lei que rege as áreas protegidas. 

A cada ano, o UDNP reúne novas UCs para visitação do público, em todas as regiões e biomas do Brasil. Entre 2018 e 2022, o número passou de 65 para cerca de 350, que buscam se transformar em espaços mais inclusivos, interessantes e amigáveis às crianças. A expectativa das organizações envolvidas é também que, com essa aproximação, as crianças possam compreender a importância de preservar a natureza. Então, seja numa viagem, um piquenique, um jogo de bola ou uma boa leitura: que tal aproveitar o evento para explorar um pouco mais as áreas verdes da cidade?

* O UDNP é organizado pela Coalizão Pró-UCs (Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza), um grupo que reúne 12 empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das UCs. Para ficar por dentro das atividades e das áreas inscritas mais próximas da sua região, basta entrar na página do evento e selecionar os filtros do mapa interativo.

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail